Oftalmologia para todos

O Serviço de Oftalmologia e Microcirurgia Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é um projeto de extensão com apoio Fundep que põe à disposição de tutores e seus animais equipamentos de tecnologia avançada para a realização de procedimentos diagnósticos como ultrassonografia e eletrorretinografia e, também, para cirurgia como microscópio cirúrgico.

“Conseguimos fazer o ciclo completo de atendimento por meio do apoio da Fundep e da Universidade, por meio da Reitoria. A Fundação nos orienta sobre o funcionamento das estruturas de saúde, processos de compra de equipamentos e materiais para obras, pagamento de bolsa, reembolso, entre outros pontos”, explica professor Luís Felipe Dutra Corrêa, que elogia a parceria com a Fundação.

O serviço tem o suporte de bolsistas, professores, residentes de veterinária e alunos de mestrado para a realização de atendimentos, consultas, exames e cirurgias, além de contar com um centro de análise completo em oftalmologia animal, com salas de aula e de estudos, laboratórios e ala de internação.

Os profissionais atendem animais domésticos, tendo cães e gatos como pacientes mais frequentes. Mas os animais silvestres também são bem recebidos, como é o caso recente de um gambá, que foi atendido para cirurgia de catarata, e de corujas assistidas para o tratamento de glaucoma e por lesões causadas nas estradas, ao se chocarem com carros em acidentes automobilísticos no período da noite.

O professor Luís Felipe Dutra Corrêa conta que os tutores levam os animais ao Serviço de Oftalmologia quando reconhecem os sinais dos males que os acometem, que podem demorar a aparecer. “Na maioria dos casos, as doenças serão reconhecidas quando o animal apresentar secreção, olhos vermelhos, fotofobia, desconforto ocular e perda da visão. O animal fica desorientado e perde as referências de espaço”, diz.

Os atendimentos são oferecidos com valores mais acessíveis do que os praticados no setor em âmbito local. Os profissionais também atendem em clínicas parceiras do projeto, localizadas em comunidades vizinhas ao município de Santa Maria (RS) e outras cidades gaúchas.

Serviço de Oftalmologia e Microcirurgia em números

Entre os anos de 2019 e 2021, o serviço atendeu a 765 casos, desses 92,81% eram cães e 7,19% gatos. Em ordem de maior incidência de registros estão catarata, ceratocomjuntivite seca e úlcera de córnea em cães, e, nos gatos, conjuntivite, doenças da córnea e uveites, correspondendo a mais de 500 atendimentos, incluindo os retornos e pós-operatórios. Os dados levantados por meio de pesquisa de pós-graduação da UFSM mostram que 300 novos casos são atendidos por ano.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, apontou que 46,1% dos domicílios brasileiros têm, pelo menos, um cachorro e 19,3%, um gato. A população de animais domésticos no País é formada por 58,1 milhões de cães, 41 milhões de aves e 27,1 milhões de gatos.

Ficha técnica:

Oftalmologia para todos

Descrição:

O projeto tem por finalidade articular ações planejadas e organizadas de modo sistemático como a capacitação e o treinamento de alunos na rotina clínico- cirúrgica da oftalmologia veterinária. O principal objetivo é atender a carência da especialidade na região, tanto por meio de consultas e cirurgias como pela organização e execução de palestras e cursos.

Execução:

Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Coordenador:

Prof. Luís Felipe Dutra Corrêa

Financiadores:

Diversos

Data de início:

27/07/2021

Término previsto:

01/01/2026

Imagem (banner):

Crédito: Prof. Dr. Luís Felipe Dutra Corrêa | Serviço de Oftalmologia e Microcirurgia/UFSM.