21 de setembro de 2026

Fundepar divulga segunda edição do Relatório de Impacto do Motirõ

Programa de desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental finaliza segundo ciclo com melhoramento de 100% das empresas aceleradas, conforme o relatório

A segunda edição do Relatório de Impacto do Motirõ foi divulgada pela Fundepar, gestora de fundos de investimentos desenvolvida e mantida pela Fundep, nesta segunda-feira (21). O Motirõ é um programa voltado ao desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental por meio de formação e aceleração de empresas, com atividades práticas para projetos ou indivíduos dispostos a contribuir para um futuro sustentável.

A publicação reúne os resultados dos dois primeiros ciclos da iniciativa e mostra que 100% das empresas participantes da etapa de aceleração apresentaram evolução em aspectos como inovação, modelagem de negócios, definição de indicadores e métricas de gestão. O levantamento também aponta que 85,5% dos participantes se sentem mais capacitados para atuar na geração de impacto socioambiental positivo.

Desde 2024, o Motirõ já acelerou 31 empresas de diferentes áreas, como saúde, educação, tecnologias verdes, gestão de dados e gestão de resíduos, além de reunir mais de 200 participantes nas atividades de formação. O relatório também apresenta os aprendizados das primeiras edições e as melhorias incorporadas ao programa, como o aumento das sessões de assessoria individual e o reforço de conteúdos de planejamento financeiro e comunicação.

Confira os resultados na integra clicando aqui.