Acessibilidade
Para todos
Ajude-nos a fazer uma casa digital mais inclusiva. Ao perceber alguma necessidade de melhoria, seu alerta é bem-vindo.

Tal como a UFMG, a Fundep também tem na diversidade um de seus valores e reconhece a necessidade de assegurar a inclusão de pessoas com deficiência à vida acadêmica e profissional.

Desta maneira, a Fundep está comprometida com a eliminação ou redução de barreiras pedagógicas, instrumentais, arquitetônicas, de comunicação e informação, impulsionando o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade.

Este portal foi desenvolvido de acordo com as diretrizes de acessibilidade Web da World Wide Web Consortium (W3C), uma comunidade internacional em que as organizações membros, uma equipe de tempo integral e o público trabalham juntos para desenvolver padrões da Web. Esse documento é a maior referência mundial em termos de inclusão e promoção da acessibilidade na Web.

Para pessoas cegas ou deficiência visual

As informações foram organizadas para fácil identificação do seu leitor de tela de preferência. O site é também completamente navegável pelo teclado.

Procedemos o ajuste de cores de imagens, ícones e texto, essencial para tornar o seu conteúdo mais acessível. De acordo com as diretrizes de acessibilidade para o conteúdo da web (WCAG), a taxa de contraste deve ser no mínimo de 4.5:1 para texto normal.

Utilizamos o recurso do texto alternativo (por meio do atributo alt) para descrever as imagens, permitindo o acesso a informação disponibilizada em imagens, gráficos e ilustrações.

Para pessoas surdas

Utilizamos o VLibras Widget, um recurso de acessibilidade desenvolvido para tornar páginas web acessíveis para pessoas surdas. Com a tradução automática de Português Brasileiro para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), essa ferramenta permite que usuários surdos sejam capazes de consumir conteúdos de texto em qualquer website.

Firmamos o compromisso de manter a comunicação acessível, de modo que em produções futuras buscaremos ampliar os recursos de acessibilidade, tais como a utilização de intérpretes de Libras em produções audiovisuais e a disponibilidade de áudios nos textos.

Avise-nos se há algo que devemos melhorar imediatamente: comunicacao@fundep.ufmg.br .