
10 de abril de 2025
Programa oferece oportunidade de realização do trabalho de conclusão de curso aplicado ao mercado
Fundep participa do TCC Lab e oferece três possibilidades de tema para interessados: metodologia de pesquisa de satisfação; consumo hídrico sustentável e saúde ocupacional. Inscrições se encerram em 30 de abril.
O TCC LAB, iniciativa do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), está com inscrições abertas até 30 de abril para estudantes de diferentes cursos da UFMG que estejam iniciando o desenvolvimento de seus trabalhos de conclusão de curso. O programa tem como principal objetivo promover a interação entre academia e o mercado, com a colaboração de empresas associadas ao BH-TEC, que propõem temas de pesquisa com base em suas necessidades e desafios e recebem estudantes que precisam concluir o TCC para se formar.
A Fundep participa desta edição oferecendo três temas que não só atendem a questões internas da Fundação, mas também contribuem para o crescimento acadêmico e profissional dos alunos da UFMG: Desenvolvimento de uma metodologia para a pesquisa de satisfação dos coordenadores de projetos apoiados pela Fundep; Estudo acerca do consumo hídrico da Fundep e proposição de intervenções para torná-lo mais sustentável; Projeto BEM e a saúde ocupacional dos colaboradores da Fundep.
Os interessados podem se inscrever por meio do formulário disponibilizado no site do BH-Tec, indicando o tema de interesse. Após avaliação da inscrição, o candidato passa por uma entrevista e, se aprovado, inicia a execução do projeto.
Na Fundep, projetos serão acompanhados pela área de Inovação
Na Fundep, a supervisão e acompanhamento do trabalho ficará sob responsabilidade da área de Inovação, que vai garantir que o aluno tenha acesso à informações e recursos necessários para o desenvolvimento do projeto. A escolha do orientador é responsabilidade do aluno, mas a equipe do BH-TEC está disponível para ajudar, se necessário.
Matheus Azzi, coordenador da área de Inovação da Fundep, ressalta que a participação no programa é uma oportunidade de conectar problemas reais do mercado de trabalho para aprofundar os aprendizados durante a graduação. “Realizar o trabalho de conclusão de curso na instituição permitirá que esse estudante conheça um pouco mais da Fundep como um dos agentes que auxilia no dia a dia a pesquisa, ensino e extensão na nossa Universidade e que, por vezes, não teriam acesso ou conhecimento da importância durante o curso”, completa.
Conheça os temas propostos pela Fundep para o TCC LAB 2025
1) Desenvolvimento de uma metodologia para a pesquisa de satisfação dos coordenadores de projetos apoiados pela Fundep
O tema surge da necessidade de aprimorar o modelo atual de avaliação da satisfação dos coordenadores de projetos gerenciados pela Fundep, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria nos serviços prestados. A pesquisa poderá considerar métodos qualitativos e quantitativos, além de abordagens inovadoras para a coleta e análise de dados. O objetivo é fortalecer o relacionamento entre a Fundep e os coordenadores, contribuindo para a eficiência na gestão dos projetos apoiados. A depender do enfoque escolhido pelo estudante, o tema pode proporcionar um aprofundamento conhecimentos em estatística aplicada, metodologias de pesquisa e gestão da qualidade e processos no contexto organizacional
Cursos relacionados: Estatística, Administração, Engenharia de Produção, Ciências Sociais, Psicologia, Relações Públicas, entre outros.
2) Estudo acerca do consumo hídrico da Fundep e proposição de intervenções para torná-lo mais sustentável
O objetivo é compreender e otimizar o consumo de água na Fundep, buscando soluções sustentáveis para reduzir desperdícios e aumentar a eficiência no uso dos recursos hídricos. É de interesse da Fundação, que tem a sustentabilidade como um valor, promover uma análise de dados sobre o consumo atual, identificar oportunidades de melhoria e propor estratégias de intervenções sustentáveis a partir dos resultados. O estudante que escolher desenvolver esse tema poderá aprofundar conhecimentos em gestão ambiental, sustentabilidade e engenharia de recursos hídricos, aplicando-os a um contexto organizacional.
Cursos relacionados: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Ciências Biológicas, Ciências Socioambientais, entre outros.
3) Projeto BEM e a saúde ocupacional dos colaboradores da Fundep
O B.E.M (Balanço, Energia e Movimento) é uma iniciativa da Fundep que visa incentivar o bem-estar e o lazer dos colaboradores, promovendo atividades como ginástica laboral, grupos de caminhada, e o estímulo a práticas diversas de promoção da saúde. A proposta deste tema está relacionada ao desejo de compreender o impacto do Projeto BEM na qualidade de vida dos colaboradores da Fundep. O estudante poderá investigar fatores como adesão ao programa, benefícios percebidos e possíveis melhorias — considerando aspectos físicos, ergonômicos e psicológicos. Sendo assim, é possível desenvolver e aprofundar conhecimentos em análise de dados, saúde ocupacional, metodologias de avaliação de bem-estar e estratégias para promoção da qualidade de vida no trabalho.
Cursos relacionados: Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia, entre outros.