
09 de maio de 2024
Fundep cria conta bancária para apoiar ações da UFSM de suporte a vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
Comunidade acadêmica da Federal de Santa Maria, apoiada pela Fundep e referência para 40 municípios gaúchos, se desdobra entre reorganizar seus campi afetados pela tragédia e prestar suporte às vítimas das enchentes
Na pior enchente da sua história, o Rio Grande do Sul contabiliza 1,5 milhão de moradores de 85% dos seus municípios afetados pela tragédia climática que se abate sobre a região. São mais 240 mil pessoas desalojadas, mais de 200 mortos ou desaparecidos e um incontável número de animais vitimados pelas enchentes.
Os interessados podem realizar a transferência, de qualquer valor, para:
Banco do Brasil
Ag.: 1.615-2 C/c: 963.747-8.
A prestação de contas de todo o valor arrecadado será feita no site da própria Fundep.
Danos ao acervo da editora e documentos institucionais
As fortes chuvas também trouxeram grandes danos internos para a instituição. O Departamento de Arquivo Geral da UFSM (DAG) reúne esforços para avaliar as perdas e começar o processo de restauração dos documentos institucionais que estavam armazenados no Arquivo Permanente da instituição e foram danificados pela água.
Um mutirão de estudantes de Arquivologia, servidores da Universidade, além de integrantes do 4º Batalhão de Logística do Exército Brasileiro foi formado para avaliar cerca de 8 mil caixas atingidas. Estão sendo utilizados desumidificadores e termo-hidrômetros - instrumentos destinados para medida de temperatura e umidade ambiente - para restauração dos documentos.
Além disso, a Editora UFSM, que também está localizada no subsolo, foi atingida e calcula-se que cerca de 80% do estoque de livros da editora foi destruído pela água. Voluntários e terceirizados da Universidade também têm trabalhado na separação e tentativa de recuperação do material.
Confira as ações desenvolvidas pela comunidade da UFSM em apoio às vítimas da tragédia
SOS Comunidades
O projeto de extensão SOS Comunidades, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo da UFSM, está arrecadando alimentos não-perecíveis, itens de higiene e limpeza, vestuários e donativos para pessoas atingidas. Divididos em subgrupos, o movimento atua nos campos de saúde, acolhimento animal, limpeza de locais afetados e distribuição de alimentos. Interessados se voluntariar para atuar juntos às equipes, podem entrar em contato pelo e-mail ufsm.soscomunidades@gmail.com ou pelo perfil no instagram.
Apoio ao reparo a eletrônicos danificados
O Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas UFSM também é uma iniciativa de apoio. O grupo voluntário está se disponibilizando para atuar na reparação de eletrodomésticos e eletrônicos danificados. A avaliação e o reparo dos equipamentos são gratuitos e estão sendo realizados no Centro de Tecnologia da UFSM. Os interessados em contribuir para a arrecadação de recursos para consertos, podem entrar em contato pelo perfil do instagram.
Texto: Maria Carolina Martins Edição: Tacyana Arce