Fundep

UFMG lança seu Programa de Cooperativa de Laboratórios

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

CooLabs UFMG conecta conhecimento técnico-científico da Universidade com as demandas da sociedade

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está entre as principais instituições de ensino superior da América Latina e um dos pilares que sustenta essa liderança são as atividades de pesquisa. A instituição tem mais de 860 grupos cadastrados na base de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e aproximadamente 600 laboratórios, espaços onde são realizados estudos e análises que geram conhecimento técnico-científico de relevância social, tecnológica e econômica.
Diante da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de apoiar as autoridades governamentais na realização de testes para a identificação do novo agente viral, a Universidade idealizou e implementou uma configuração para que os laboratórios atuassem em rede de colaboração. A iniciativa aumenta substancialmente a disponibilidade e o acesso a testes moleculares para dar suporte laboratorial à detecção da Covid-19 e deu origem ao primeiro segmento de atuação: o Programa de Cooperativa de Laboratórios da UFMG (CooLabs UFMG).
A Cooperativa irá atuar nas áreas onde a Universidade possui laboratórios e capacidade instalada avançada, atuando junto à sociedade e ao setor produtivo. O primeiro segmento é o de testes da Covid-19. Atualmente, a capacidade instalada da rede de laboratórios da UFMG é de 1,5 mil exames por dia.
Utilizando o “padrão referência” do Center for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, a rede de laboratórios para testes da Covid-19, batizada de CooLabs-Covid, realiza o teste molecular RT-PCR que detecta o RNA (ácido ribonucleico) viral por meio da análise de amostras do paciente. O PCR permite detectar a doença logo nos primeiros dias após a manifestação dos sintomas, contribuindo para a atuação rápida com os cuidados iniciais necessários, podendo contribuir para a redução do avanço da doença para a fase inflamatória, e da disseminação do vírus. Em breve, o CooLabs-Covid pretende oferecer também o teste sorológico, que é feito para verificar se o indivíduo produziu anticorpos contra o novo coronavírus.
O Programa de Cooperativa de Laboratórios da UFMG (CooLabs UFMG) é uma iniciativa idealizada pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq) e conta com o apoio administrativo da Fundep. Integradas, as duas estruturas que fazem parte da Universidade, serão responsáveis por articular a atuação eficiente dos laboratórios.

Importância da testagem

Os testes são uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para monitorar e controlar a disseminação do novo coronavírus. Segundo dados da Rede de Pesquisa Solidária – formada para elevar o padrão, calibrar o foco e aperfeiçoar a qualidade das políticas públicas do governo federal, dos governos estaduais e municipais que procuram atuar em meio à crise da Covid-19 – o Brasil é o país que menos testa a população em comparação com os 20 países com maior taxa de óbitos pela Covid-19.

Conheça o Coolabs e entre em contato:

https://www.coolabs.ufmg.br/
 

Skip to content