Fundep

UFMG ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA

Postado em Cursos e Eventos
transtorno do espectro autista (tea).
(Foto: Observatorio de la Infancia en Andalucía/Creative Commons)

A UFMG, abre inscrições para a turma do curso semi-presencial de pós-graduação lato sensu em Transtornos do Espectro do Autismo, com suporte acadêmico-científico do Laboratório de Estudo e Extensão em Autismo e Desenvolvimento (LEAD). Voltado para psicólogos, terapeutas-ocupacionais, pediatras ou profissionais com qualquer graduação, a especialização oferece orientação transdisciplinar e conteúdo que converge teoria e prática. 

O curso, pioneiro em Minas Gerais, objetiva promover um aprofundamento consistente, embasado em modelos teóricos e com formação atual sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), qualificando os profissionais para atuação junto às crianças, adolescentes e adultos. 

Na estrutura do curso, os alunos conhecerão a história da descrição do TEA, as metodologias de tratamento clínico e possibilidades de atuação dos discentes. Na carga horária prática, os alunos serão supervisionados nos atendimentos voltados para pessoas com TEA nos serviços da UFMG.  

De acordo com a Maria Luísa M. Nogueira, coordenadora do curso, “a prevalência do autismo é de 1 para 54 pessoas, conforme dado estadunidense, sendo uma condição muito presente na sociedade. Contudo, estudos apontam que as metodologias desenvolvidas para melhor estimulação, diagnóstico e inclusão do paciente com TEA são desconhecidas dos profissionais”. Neste contexto, a especialização visa formar profissionais com habilidades e competências para preencher esta lacuna. 

Com 360 horas-aulas, o curso é formado por um corpo docente de diferentes áreas do conhecimento, garantindo uma visão panorâmica acerca do Transtorno do Espectro Autista. Para tanto, são oferecidas disciplinas como Neurobiologia do TEA, que apresenta elementos importantes na constituição do transtorno, Metodologia de pesquisa em educação e saúde, Análise aplicada do comportamento e TEA e Técnicas de cuidado, organização do cotidiano e aspectos sensoriais do Transtorno do Espectro Autista, que ampliam o conhecimento dos discentes.  

 

Sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O autismo é um transtorno neurológico que afeta principalmente a comunicação, sociabilização e o comportamento, que pode manifestar-se por um padrão restrito e repetitivo. Por se expressar de formas diferenciadas e apresentar graus variados, o TEA recebe o nome de espectro.

Os primeiros sinais do autismo começam ainda na infância e embora as causas para o transtorno ainda não sejam totalmente conhecidas, os fatores genéticos, biológicos e ambientais, são algumas causas apontadas, sendo um mecanismo multifatorial. A abordagem para o TEA é feita de forma individualizada, respeitando as necessidades de cada paciente.

“A inclusão dos pacientes com autismo na sociedade é importante para assimilar a diversidade como parte da natureza humana, além de usufruir de seu direito como pessoa”, destaca a coordenadora do curso.

Para o primeiro semestre de 2021, são ofertadas 50 vagas, sendo 5 delas destinadas para alunos com bolsa de 100%, conforme Resolução Nº 07/2004 do Conselho Universitário da UFMG. O investimento total é de 24 parcelas de R$650,00. Interessados podem conferir o edital, onde se encontram mais informações sobre os documentos necessários para a inscrição, os critérios para o processo de seleção e matrícula.

As matrículas para o curso de especialização vão até 28 de janeiro de 2022exclusivamente pela página de cursos e eventos da Fundep.

 

Curso de Especialização em Transtornos do Espectro Autista

Inscrições até 28 de janeiro de 2022.

Investimento: 24 parcelas de R$ 650,00.

Taxa de Inscrição: 100,00.

Início das aulas: 01/04/2022.

Faça sua matrícula aqui!

Skip to content