Fundep

Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica levanta dados iniciais visando ampliação do setor

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Fundep integra comissão que reúne esforços de Pesquisa & Desenvolvimento para apoiar a estruturação de estratégias para a Plataforma

 
A mobilidade elétrica – seja com veículos levíssimos, leves ou pesados – é uma resposta já concreta a vários desafios econômicos e ambientais em todo o mundo. O Brasil, com sua importante indústria automobilística e suas demandas muito particulares para o transporte de pessoas e cargas também abraça a mobilidade elétrica como mais uma oportunidade para promover o desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável.
É neste contexto que a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) nasce como um espaço para a construção de metas de longo prazo para a mobilidade elétrica no Brasil. A PNME é um esforço conjunto de importantes atores do Governo, da Indústria e da Sociedade Civil  e da Academia, considerando assim os pontos de vista tecnológicos, de políticas governamentais e do mercado para a eletrificação do transporte.
A Fundep atua na Comissão de Ciência e Tecnologia (CC&T) da Plataforma, juntamente com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e o Instituto Clima e Sociedade (iCS). Tais atores são responsáveis pela gestão da plataforma e organização das atividades, reunindo nomes relevantes da pesquisa em mobilidade elétrica no Brasil para aconselhar tecnicamente o Conselho Gestor da Plataforma e garantir o alinhamento dos esforços de Pesquisa & Desenvolvimento. “Atuamos promovendo a conexão entre os atores do ecossistema de forma a gerar projetos relevantes que impactem positivamente a sociedade. Neste contexto, acreditamos que a PNME tem importante papel na promoção da mobilidade elétrica e no desenvolvimento da eletrificação de transportes no Brasil, contribuindo com uma estrutura de governança que articule essas discussões e iniciativas com o objetivo de aumentar a sua eficácia e seu impacto”, explica Janayna Bhering, de Negócios e Parcerias da Fundep.
 

Ampliando a discussão

Com o levantamento dos primeiros dados para a promoção da mobilidade elétrica nas áreas econômica, de saúde, de inovação e ambiental, a Comissão segue suas atividades promovendo dois webinários nos dias 26 e 28 de agosto, às 10h30. Os eventos objetivam apresentar o panorama inicial e debater os pontos principais com especialistas e membros da PNME, somando novas perspectivas e conectando oportunidades para o setor.
Para participar, os interessados devem fazer suas inscrições gratuitamente:
Webinário 1: Como a mobilidade elétrica pode contribuir para a sua saúde?
CLIQUE AQUI E CONFIRA COMO FOI O WEBINAR.
Webinário 2: O que o meio ambiente no Brasil tem a ganhar com a mobilidade elétrica?
28/08 às 10h30 | Inscrições aqui.

Sobre a PNME

A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) existe desde 2020 como um espaço para fomentar o desenvolvimento do setor no Brasil, agregando mais de 30 instituições da indústria, poder público, sociedade civil e academia. Desde então, a Plataforma estruturou sua governança, estabelecendo um Conselho Gestor para liderar o direcionamento das ações, subsidiado por Grupos de Trabalho e Comissões, como a Comissão de Ciência e Tecnologia (CC&T).
Saiba mais sobre a PNME.
 
 

Skip to content