Fundep

PNME apresenta caminhos para a melhoria da infraestrutura da mobilidade elétrica no Brasil no horizonte de 2032

Postado em Mobilidade elétrica
PNME lança “Roadmap Nacional da Integração do Veículo Elétrico à rede: promovendo produtos, serviços, tecnologias e regulação no horizonte 2032”.
PNME lança “Roadmap Nacional da Integração do Veículo Elétrico à rede: promovendo produtos, serviços, tecnologias e regulação no horizonte 2032”.

“Roadmap Nacional da Integração do Veículo Elétrico”, a ser lançado no próximo dia 20/4, abrange as perspectivas de toda a cadeia produtiva do setor

Com o intuito de promover a articulação dos atores do ecossistema e propor um diagnóstico para a definição de metas a longo prazo para a mobilidade elétrica no país, será lançado no dia 20 de abril, às 10h, o “Roadmap Nacional da Integração do Veículo Elétrico à rede: promovendo produtos, serviços, tecnologias e regulação no horizonte 2032”.

O Roadmap foi criado no âmbito do Grupo de Trabalho de Infraestrutura e Conectividade da PNME, coordenado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e pela Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep). A construção da iniciativa contou com o apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e executado pela AES Brasil, que contou com o suporte da Barassa & Cruz Consulting (BCC) para a realização das dinâmicas e operação estratégica.

Durante o evento on-line, a ser transmitido no canal da Fundep no youtube, será realizada uma roda de discussão sobre o tema com especialistas do setor para a análise dos resultados e aplicação das propostas previstas na publicação. O conteúdo do roadmap é resultado da realização de cinco workshops, ao longo dos meses de setembro e outubro de 2021, que reuniu mais de 30  organizações dos setores público e privado, com a proposta de entender como é a oferta dos produtos e serviços ao consumidor de veículos elétricos e, desta forma, ampliá-la contemplando melhorias no método de monetização e receita, tecnologias, regulação e normas.

“O roadmap é inovador porque foi construído por meio do diálogo coordenado com vários atores relevantes para o setor, representados no nosso grupo de trabalho e está alinhado com uma visão estratégica, construída conjuntamente por múltiplas representações da indústria, da sociedade civil, do governo e da academia presentes no Painel Estratégico da PNME. É também dentro desta perspectiva plural, multifacetada e negociada que este roadmap – um verdadeiro “caminho das pedras” para a infraestrutura de recarga no Brasil – será  monitorado para que possamos apoiar a sua implementação”, explica o coordenador-executivo da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica, Marcus Regis.

A publicação pretende traçar metas que abranjam toda a cadeia produtiva de veículos elétricos. “Ao reunir diversos atores do segmento entre startups, montadoras, empresas geradoras e distribuidoras de energia para o diagnóstico da rede atual e produção do roadmap, foi possível traçar uma visão de futuro que contemple, no horizonte de 2032, uma infraestrutura de recarga inteligente, integrada e sustentável para os modais da mobilidade elétrica, garantindo uma cadeia de valor competitiva e que presta serviços inovadores ao novo consumidor”, explica gerente de negócios e parcerias da Fundep, Janayna Bhering.

A Fundep atua no Grupo de Trabalho de Infraestrutura e Conectividade e, também, é cossecretária na Comissão de Ciência e Tecnologia (CC&T) e da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica, fator que a credenciou para integrar o grupo de organizações que contribuíram para a construção do roadmap.

Participantes:

Edgar Barassa | Barassa & Cruz Consulting (BCC)

Janayna Bhering | Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)

Julia da Rosa Howat Rodrigues | Gerente de P&D e Inovação (AES Brasil)

Paulo Luciano Carvalho| Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética (ANEEL)

Marcus Regis | Coordenador da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME)

 

 

Serviço:

Lançamento “Roadmap Nacional da Integração do Veículo Elétrico à rede: promovendo produtos, serviços, tecnologias e regulação no horizonte 2032”

20 de abril, às 10h

Transmissão: Canal da Fundep (youtube)

Inscrições gratuitas: Sympla

 

Sobre a PNME. A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME), criada em 2020, agrega mais de 30 instituições da indústria, poder público, sociedade civil e academia. A PNME é um espaço para fomentar o desenvolvimento do setor no país.

Sobre a Fundep. A Fundação de Apoio da UFMG é uma das principais gestoras de Ciência, Tecnologia e Inovação do país, fundação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mais 28 Centros de Tecnologia e Pesquisa nacionais. Atua no Grupo de Trabalho de Infraestrutura e Conectividade e, também, é cossecretária na Comissão de Ciência e Tecnologia (CC&T) eda Plataforma Nacional da PNME

 

Skip to content