Fundep

Pesquisadoras LBTs participam da 4ª edição do projeto Mulheres na Ciência

Postado em Notícias da Fundep
Mulheres na Ciência #4: Pesquisadoras LBTs
Mulheres na Ciência #4: Pesquisadoras LBTs

Já sabemos que a luta pelo reconhecimento das mulheres no mundo acadêmico é árdua, mas é sempre importante lembrarmos que ela vai para além de uma luta para mulheres cisgêneros e heterossexuais. Por isso, visibilidade, representatividade e identidade são temas a serem debatidos na próxima edição do Mulheres na Ciência.

No dia 22 de outubro, às 15h, o evento Mulheres na Ciência chega a sua quarta edição e traz como participantes pesquisadoras LBT – Lésbicas, Bi e Trans, para discussão dos estudos sobre identidade de gênero, os desafios, as conquistas e os preconceitos de fazerem parte do contexto da diversidade.

As participantes desta edição, Gabrielle Weber, Joana Ziller e Sarug Dagir trarão as suas percepções e aprendizados sobre suas pesquisas e, também, sobre suas jornadas no meio da pesquisa.

O evento promovido pela a Fundep – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – uma das principais gestoras de Ciência, Tecnologia e Inovação do país, fundação de apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mais de 30 Centros de Tecnologia e Pesquisa nacionais – em parceria com o State Innovation Center, tem a proposta de popularizar o acesso à pesquisa e desmistificar o que se relaciona a mulher que atua em âmbito científico, com diálogos constantes e trocas de informações com as participantes sobre a realização de projetos de impacto à sociedade.

Participantes da quarta edição do projeto "Mulheres na Ciência"
Participantes da quarta edição do projeto “Mulheres na Ciência”

 

Saiba mais sobre as participantes:

Gabrielle Weber – Travesti, cientista molecular (USP, 2006), doutora em Física (USP, 2011) e professora da Escola de Engenharia de Lorena (USP). Diretora Regional de Lorena da ADUSP. Estuda sistemas integráveis no contexto da Física de Altas Energias e da Matéria Condensada. Tem uma queda por sistemas topológicos e grafeno. Divulgadora científica (ig:@mamutesnaciencia) e desenvolvedora de jogos didáticos. Trabalha também com a questão da diversidade na ciência com ênfase na causa LGBTQIA+. Adora falar sobre as aleatoriedades da vida e compartilhar suas músicas no Twitter: @gbwbrl.

 

Joana Ziller – Coordena o GEL, Grupo de Estudos em Lesbianidades, que é parte do NucCon, Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas da UFMG. É professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação Social da UFMG e coordenadora da Formação Transversal em Gênero e Sexualidade: perspectivas queer/LGBTI. Entre seus interesses de pesquisa, se entrelaçam questões de gênero, especialmente as lesbianidades, e plataformas de mídias sociais, sobretudo o YouTube. Tem debatido tais temas sob um olhar marcado pelos estudos queer e decoloniais.

 

Sarug Dagir – Psicanalista, Psicóloga Clínica (UFMG), Mestra em Letras – Estudos Literários (Pós Lit / UFMG), Doutora em Psicologia pela UFMG. Professora Adjunta do Curso de Psicologia da UFT.

 

Mediadora:

Maria Paula Duarte de Oliveira – Graduada em química tecnológica pela UFMG. Atualmente é CEO da startup IARA e gestora do ESCALAB. Participa e organiza iniciativas empreendedoras para estudar a viabilidade econômica de tecnologias hard science. Vencedora do Biomaker Battle, segundo lugar do Startup Weekend Biotech BH, finalista do programa de pré aceleração Biostartup Lab e 2º Lugar no desafio ITA Challenge. Foi membro da startup WeDo onde ministrou mais de 20 cursos de empreendedorismo pelo Brasil com o objetivo de fomentar a educação empreendedora nas universidades brasileiras. Atualmente é gestora do Escalab desenvolvendo atividades de gestão ágil conectadas com soluções sustentáveis com um time de 35 pessoas e faturamento de R$2M nos primeiros dois anos de mercado. Trabalha com a transição do processo tecnológico em escala de bancada para industrial da startup IARA e das tecnologias do ESCALAB. Tem como missão melhorar a qualidade de vida das pessoas através de soluções tecnológicas ambientais.

Mulheres na Ciência #4 | Pesquisadoras LBT’s

22/10 | 15h | Inscrições gratuitas via Sympla.

Skip to content