Fundep

OPORTUNIDADES: EDITAIS E PROGRAMAS ABERTOS – ABRIL 2021

Postado em Editais

Confira editais e programas abertos para impulsionar a pesquisa, ensino e inovação em prol da sociedade. Conte com o apoio Fundep!

 

Sisfóton-MCTI

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações lançaram Chamada Pública com objetivo de selecionar e apoiar laboratórios que integrarão o Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton-MCTI), cujo foco está na promoção da inovação na indústria brasileira e no desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social. Serão selecionados até 11 laboratórios, sendo um deles um laboratório integrador.

Será dada prioridade na concessão a laboratórios atuantes nos seguintes setores e tecnologias: I – Comunicações e Tecnologia da Informação e Comunicação, Saúde, Energia, Agricultura, Meio Ambiente, Indústria, Defesa, Mobilidade e Educação; e Tecnologias: II – Fibras Ópticas, Dispositivos Fotônicos, Integração Híbrida, Óptica Integrada, Dispositivos Optoeletrônicos, Sistemas e Redes de Comunicações Ópticas, Lasers, Materiais Avançados para Fotônica, Nanofotônica, Plasmônica, Ópticas Clássica, Quântica e Não Linear, Instrumentação Óptica, Espectroscopia, Metrologia, Sensores, Displays e Iluminação.

Os recursos previstos inicialmente para a Chamada serão no valor global de R$ 5 milhões de 2021 e 2023.

Prazo para submissão das propostas: 07/05/2021

Clique e acesse a chamada.

 

Programa Rota 2030 – Inovações tecnológicas para o setor automotivo nacional

Chamadas abertas para a Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão. Até R$ 33 milhões serão aportados pela Fundep em projetos desenvolvidos por Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) em parceria com empresas e startups de todo o Brasil.

As propostas devem ter o intuito de promover o desenvolvimento da indústria nacional, oferecer menor custo ao consumidor, reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e garantir a melhoria da segurança veicular.

Prazo para submissão de propostas: 19/04/2021

Clique para informações completas.