23 de maio de 2024

IEAT, em parceria com a Fundep, lança Cátedra Fundep “Magda Soares” de Educação Básica

Primeira cátedra do programa tem como tema a educação básica e a formação de professores do País

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), em parceria com a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), vai inaugurar a Cátedra Fundep “Magda Soares” de Educação Básica. A cerimônia acontece no próximo dia 29, às 10h, no auditório da Reitoria da UFMG.

A mesa de abertura terá a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, do presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramírez e da diretora do IEAT, Patrícia Kauark Leite. Também participam do evento Bruno Teixeira, pró-reitor de Graduação da UFMG, Andréa Moreno, diretora da Faculdade de Educação (FaE) e Gilcinei Carvalho, diretor do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da FaE, que fará uma saudação em memória à Magda Becker Soares, docente emérita da UFMG e referência para os estudos e para a prática da alfabetização no Brasil.

A primeira cátedra do programa será dedicada ao tema da Educação Básica e terá como catedrático o professor António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa e referência mundial nos estudos sobre formação de professores. No evento, ele ministra a conferência “A responsabilidade pública da universidade perante os professores e sua formação”

Primeira cátedra inaugura um novo programa de longa duração no âmbito do IEAT

De acordo com a professora Patrícia Kauark, diretora do IEAT, a escolha do tema “Educação Básica” para essa primeira cátedra ressalta o compromisso da UFMG com as demandas mais importantes da sociedade, contribuindo com o avanço do conhecimento científico que pode beneficiar diretamente alunos, professores, gestores escolares e políticas públicas educacionais. “Cabe também destacar a parceria com a Fundep para a concepção dessa cátedra, sendo fruto de uma sinergia de esforços voltados para fomentar a pesquisa avançada e transdisciplinar em áreas estratégicas para o desenvolvimento social.”, completa.

A iniciativa permite que pesquisadores possam permanecer na universidade pelo período de até um ano, contribuindo para o avanço de pesquisas e práticas em educação básica. O objetivo é abri possibilidades de colaboração com pesquisadores reconhecidos em seus respectivos campos e com impactos positivos sobre a comunidade acadêmica.

Segundo o professor Júlio Emílio Diniz-Pereira, da Faculdade de Educação da UFMG e coordenador da cátedra de Educação Básica na UFMG, a iniciativa permitirá a articulação das diversas iniciativas que já existem na UFMG de parcerias com a educação básica. “A escolha de António Nóvoa para iniciar a Cátedra fundamenta-se no reconhecimento internacional de suas contribuições para o campo da pesquisa sobre formação de professores”, destaca.

Saiba quem foi Magda Becker Soares

Um dos nomes mais importantes da área da alfabetização no Brasil, com reconhecimento internacional, Magda Becker Soares era vinculada à Faculdade de Educação (FaE), da qual foi uma das criadoras. A professora, que faleceu em janeiro de 2023 aos 90 anos, se graduou no campo das línguas e da literatura e tornou-se doutora e livre-docente em Educação. Em 1990, fundou o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), abrigado na FaE, que contou com sua presença acadêmica mesmo muito depois que ela se aposentou, no ano 2000.

magda becke.png

A Fundep apoiou alguns projetos da professora, como é o caso do “Levantamento e avaliação de Estudos e Pesquisas Sobre Alfabetização no Brasil”. Além disso, Magda Becker venceu a 3ª edição do Prêmio Fundep - prêmio de valorização ao mérito de professores e pesquisadores da UFMG por suas contribuições - em 1989, no Departamento de Métodos e Técnicas de Esino da Faculdade de Educação Áreas das Ciências Humanas e Sociais.

Iniciativa representa o marco inicial de um novo programa de cátedras no âmbito do IEAT

O programa tem como objetivo atrair pesquisadores de renome internacional para colaborarem de forma mais orgânica com os grupos de pesquisa da UFMG, visando o avanço qualificado e inovador da pesquisa transdisciplinar.

A Cátedra Fundep “Magda Soares” de Educação Básica do IEAT também tem o apoio da Pró-reitoria de Graduação da UFMG, que tem atuado num conjunto de ações da UFMG que visam ao estreitamento de relações entre a universidade e as escolas de educação básica.

Para conferir a programação completa, acesse o site do IEAT.

Com informações da assessoria do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT)

Texto: Maria Carolina Martins Edição: Tacyana Arce Foto: Ian Lara