23 de maio de 2024
IEAT, em parceria com a Fundep, lança Cátedra Fundep “Magda Soares” de Educação Básica
Primeira cátedra do programa tem como tema a educação básica e a formação de professores do País
O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), em parceria com a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), vai inaugurar a Cátedra Fundep “Magda Soares” de Educação Básica. A cerimônia acontece no próximo dia 29, às 10h, no auditório da Reitoria da UFMG.
A mesa de abertura terá a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, do presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramírez e da diretora do IEAT, Patrícia Kauark Leite. Também participam do evento Bruno Teixeira, pró-reitor de Graduação da UFMG, Andréa Moreno, diretora da Faculdade de Educação (FaE) e Gilcinei Carvalho, diretor do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da FaE, que fará uma saudação em memória à Magda Becker Soares, docente emérita da UFMG e referência para os estudos e para a prática da alfabetização no Brasil.
A primeira cátedra do programa será dedicada ao tema da Educação Básica e terá como catedrático o professor António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa e referência mundial nos estudos sobre formação de professores. No evento, ele ministra a conferência “A responsabilidade pública da universidade perante os professores e sua formação”
Primeira cátedra inaugura um novo programa de longa duração no âmbito do IEAT
De acordo com a professora Patrícia Kauark, diretora do IEAT, a escolha do tema “Educação Básica” para essa primeira cátedra ressalta o compromisso da UFMG com as demandas mais importantes da sociedade, contribuindo com o avanço do conhecimento científico que pode beneficiar diretamente alunos, professores, gestores escolares e políticas públicas educacionais. “Cabe também destacar a parceria com a Fundep para a concepção dessa cátedra, sendo fruto de uma sinergia de esforços voltados para fomentar a pesquisa avançada e transdisciplinar em áreas estratégicas para o desenvolvimento social.”, completa.
A iniciativa permite que pesquisadores possam permanecer na universidade pelo período de até um ano, contribuindo para o avanço de pesquisas e práticas em educação básica. O objetivo é abri possibilidades de colaboração com pesquisadores reconhecidos em seus respectivos campos e com impactos positivos sobre a comunidade acadêmica.
Segundo o professor Júlio Emílio Diniz-Pereira, da Faculdade de Educação da UFMG e coordenador da cátedra de Educação Básica na UFMG, a iniciativa permitirá a articulação das diversas iniciativas que já existem na UFMG de parcerias com a educação básica. “A escolha de António Nóvoa para iniciar a Cátedra fundamenta-se no reconhecimento internacional de suas contribuições para o campo da pesquisa sobre formação de professores”, destaca.
A Fundep apoiou alguns projetos da professora, como é o caso do “Levantamento e avaliação de Estudos e Pesquisas Sobre Alfabetização no Brasil”. Além disso, Magda Becker venceu a 3ª edição do Prêmio Fundep - prêmio de valorização ao mérito de professores e pesquisadores da UFMG por suas contribuições - em 1989, no Departamento de Métodos e Técnicas de Esino da Faculdade de Educação Áreas das Ciências Humanas e Sociais.
Iniciativa representa o marco inicial de um novo programa de cátedras no âmbito do IEAT
O programa tem como objetivo atrair pesquisadores de renome internacional para colaborarem de forma mais orgânica com os grupos de pesquisa da UFMG, visando o avanço qualificado e inovador da pesquisa transdisciplinar.
A Cátedra Fundep “Magda Soares” de Educação Básica do IEAT também tem o apoio da Pró-reitoria de Graduação da UFMG, que tem atuado num conjunto de ações da UFMG que visam ao estreitamento de relações entre a universidade e as escolas de educação básica.
Para conferir a programação completa, acesse o site do IEAT.
Com informações da assessoria do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT)
Texto: Maria Carolina Martins Edição: Tacyana Arce Foto: Ian Lara