Fundep

No Dia Nacional da Saúde, conheça as unidades SUS parceiras da Fundep

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação
Wildslene Fortunato, técnica de Enfermagem da UPA Centro-Sul

A Secretaria de Estado da Saúde celebra nesta quarta-feira (05) o Dia Nacional da Saúde. No Brasil a data é dedicada à conscientização da população sobre o valor da saúde. O dia foi escolhido como forma de homenagem ao nascimento do médico Oswaldo Cruz. O médico foi pioneiro no estudo de doenças tropicais e no desenvolvimento científico como ferramenta para o cuidado da população, principalmente quanto à criação de vacinas.
Nesta data, conheça as unidades de saúde parceiras da Fundep. As instituições integram o Sistema Único de Saúde (SUS) e compõem uma rede de atendimento à população com atenção hospitalar, além de atividades ligadas à pesquisa, ensino e extensão.
 

Hospital Risoleta Tolentino Neves

O Risoleta pertence à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, foi descentralizado para a gestão municipal de BH e, desde 2006, é gerenciado pela UFMG por meio da Fundep. Trata-se de uma Instituição 100% SUS, filantrópica, referência para a Região Norte de BH e municípios do entorno, proporcionando acolhimento a mais de 1,1 milhão de pessoas. Também é uma importante instituição de ensino, pesquisa e extensão credenciada pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação.
Risoleta possui 370 leitos, 6 salas cirúrgicas e Ambulatório de Egressos. O modelo assistencial é baseado em Linhas de Cuidado conforme as demandas da população: Cuidado Clínico, Cuidado Cirúrgico, Cuidado Materno-Infantil e Cuidado Intensivo. Os atendimentos são realizados 24 horas/dia e as portas de entrada são o Pronto-Socorro e a Maternidade – que se destaca pela menor taxa de cesáreas de BH – 23%.
 

Unidade de Pronto Atendimento – Centro-Sul

A unidade atende casos de média complexidade com a atenção básica e a atenção hospitalar. Assim, evita que casos de menor complexidade sejam encaminhados diretamente para as unidades hospitalares, além de ampliar a capacidade de atendimento do SUS.
Em março deste ano, a UPA Centro-Sul inaugurou seu Centro Especializado em COVID-19 e até o momento atendeu mais de 5 mil casos suspeitos da doença.
 

NUPAD – Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico

Órgão complementar da Faculdade de Medicina da UFMG, o Nupad promove diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão que visam à proteção da saúde da população, com destaque na área da saúde da criança e da mulher, especialmente por meio de procedimentos e técnicas em triagem neonatal, triagem pré-natal e genética. O Núcleo é cadastrado como Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) do estado pelo Ministério da Saúde.
Também desenvolve projetos com foco em ações de assistência integral à saúde e organização em rede de serviços, tendo como princípios a Política Nacional de Humanização do SUS. A Fundep é parceira de longa data do Nupap, realizando o gerenciamento administrativo-financeiro de todas as suas iniciativas. “A Fundação viabiliza contratação de pessoal, importações e compras nacionais de equipamentos, materiais, produtos e serviços, entre outras atividades”, afirma Carla Nunes, da área de Atendimento.
 

INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

O INCA é o órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil. Tais ações compreendem a assistência médico-hospitalar, prestada direta e gratuitamente aos pacientes com câncer como parte dos serviços oferecidos pelo SUS, e a atuação em áreas estratégicas, como prevenção e detecção precoce, formação de profissionais especializados, desenvolvimento da pesquisa e geração de informação epidemiológica. O Instituto coordena vários programas nacionais para o controle do câncer e está equipado com o mais moderno parque público de diagnóstico por imagem da América Latina.
 

EBSERH HC – Hospital das Clínicas UFMG

O Hospital das Clínicas da UFMG é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é um hospital universitário, público e geral, integrado 100% ao SUS. A instituição atua no atendimento à sociedade, na formação de recursos humanos, no desenvolvimento de pesquisas e na produção e incorporação de tecnologia na área da saúde por meio de atividades de ensino, pesquisa e assistência.
Atende todas as especialidades e subespecialidades oferecidas pelo SUS com exceção da radioterapia, constituindo-se como referência em alta complexidade para o estado de Minas Gerais. Com mais de 64 mil m² de área construída, o HCUFMG é formado por um prédio principal, o Hospital São Vicente de Paulo, e sete anexos para atendimento ambulatorial: Ambulatório Bias Fortes, Anexo de Dermatologia Osvaldo Costa, Ambulatório São Vicente, Hospital Borges da Costa, Hospital São Geraldo, e o Instituto Jenny de Andrade Faria de Atenção à Saúde do Idoso e da Mulher, além da Moradia dos Médicos Residentes (Anexo Maria Guimarães).
 

EBSERH HUMAP – Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian

O HUMAP integra a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; em 2013, passou a ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, ligada ao SUS, e destaca-se como referência estadual nas linhas de cuidado prioritárias: Doença Infecto Parasitárias; Materno-Infantil; Saúde da Criança e Cardiovascular.
O Hospital possui em execução pesquisas básicas e aplicadas com ênfase em bioprospecção de substâncias anticâncer, doenças raras e negligenciadas, infectocontagiosas, doenças do aparelho respiratório, saúde materno-infantil, neonatologia, células tronco e terapia celular; além das áreas de cardiologia e dermatologia. A Fundep corrobora com o incremento das pesquisas clínicas e outras atividades de ensino no HUMAP através do suporte administrativo e expertise na área.
 

EBSERH HUOL – Hospital Universitário Onofre Lopes

O HUOL é uma instituição que faz parte da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo administrado atualmente pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O Hospital integra o SUS e sua missão é promover de forma integrada o ensino, a pesquisa, a extensão e a assistência, no âmbito das ciências da saúde e correlatas, com qualidade, ética e sustentabilidade.

Skip to content