Fundep

Fundep e inovabra habitat promovem painel sobre mobilidade elétrica e antecipação de futuros

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação
Live Mobilidade Elétrica e Sociedadeo

Evento celebra um ano da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica e traça as perspectivas para os próximos anos 

Discutir o importante papel da mobilidade elétrica no desenvolvimento da eletrificação de transportes no Brasil, contribuindo para abertura de discussões e oportunidades de avanços sobre o tema é a proposta do painel “Mobilidade Elétrica e Sociedade: Passos para antecipação de futuros”, evento a ser realizado pela Fundep – uma das principais gestoras de Ciência, Tecnologia e Inovação do país, apoiadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mais 35 Centros de Tecnologia e Pesquisa nacionais – em parceria com o inovabra habitat (ambiente de coinovação do Bradesco) no dia 18 de março, às 19h.  
Entre os temas a serem abordados estão a adaptação do país à receptividade da sociedade brasileira para esse modelo de transporte, que está em estágio incipiente, mas em estado de alerta sobre os impactos dos veículos à combustão para o meio ambiente, os movimentos das grandes empresas do setor automotivo em investir na produção de carros elétricos para os próximos anos e a estrutura de abastecimento nacional. 

 

Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica

Em 2021, a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) completou um ano. A iniciativa nasceu como um espaço para fomentar o desenvolvimento do setor no Brasil, agregando mais de 30 instituições da indústria, poder público, sociedade civil e academia. Desde então, a Plataforma estruturou sua governança, estabelecendo um Conselho Gestor para liderar o direcionamento das ações, subsidiado por grupos de trabalho e comissões, como a Comissão de Ciência e Tecnologia (CC&T).  A Fundep atua na Comissão de Ciência e Tecnologia (CC&T) da Plataforma, juntamente com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e o Instituto Clima e Sociedade (iCS). Tais atores são responsáveis pela gestão da plataforma e organização das atividades, reunindo nomes relevantes da pesquisa em mobilidade elétrica no Brasil para aconselhar tecnicamente o Conselho Gestor da Plataforma e garantir o alinhamento dos esforços de Pesquisa & Desenvolvimento.

 

Painel

Como parte da celebração de aniversário da PNME e das iniciativas vinculadas à plataforma o painel, organizado pela Fundep e inovabra habitat, conecta participantes que representam a indústria, a pesquisa e a inovação em mobilidade elétrica, compondo os principais elos do setor. Participam do debate:

Eduardo Javier Muñoz | CEO Bravo Motor Company 
Eduardo é argentino, viveu 10 anos no Brasil e trabalha em projetos nos Estados Unidos desde 2012. Nos últimos dezessete anos, trabalhou com negócios internacionais, integração de cadeias de valor complexas, desenvolvimento de produtos, importação-exportação, cadeia de suprimentos operações e consultoria de negócios no Brasil, Argentina e EUA. Nos últimos 9 anos desenvolveu uma carreira marcante no Grupo ArqBravo, empresa de inovação em mobilidade sustentável, liderando seu sucesso nos Estados Unidos, integrando empresas de tecnologia de todo o mundo para trabalhar em soluções em Transporte Sustentável, aplicação de fontes de Energia Renovável e comunicação. Como CEO da empresa, é responsável por estabelecer operações, alianças estratégicas, articular esforços com instituições privadas e governamentais para criar soluções para problemas complexos. 

Erwin Franieck | Mentor de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação na SAE Brasil 
Professor e pesquisador com mestrado com foco em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas. Tem estudos e trabalhos relacionados à Negociação, DMAIC, DFMA, Modo de Falha, Análise de Efeitos (FMEA) e Gestão de Qualidade. Erwin tem experiência profissional na indústria, com passagem pela Bosh, empresa na qual foi Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Powertrain Solutions (PS)/Bosch LA. 
 
Gábor Deák | Diretor de Tecnologia do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) 
Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São de Paulo em 1973 e pós-graduado em Administração de Empresas, CEAG, FGV, em 1978. O painelista ocupou a posição de presidente para América do Sul da Delphi Corporation e diretor da empresa Iochpe Maxion. Atualmente, Déak é membro do conselho da empresa SAE Brasil. 
 
Braz de Jesus Cardoso Filho Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 
O participante recebeu o título de Ph.D. (Doctor of Phylosophy) em Engenharia Elétrica e de Computação pela University of Wisconsin em 1998. Em 1989 juntou-se ao Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde desde 2014 é Professor Titular de Engenharia Elétrica. É o fundador e coordenador do Laboratório TESLA Engenharia de Potência. Ele é autor e co-autor de mais de 260 artigos técnicos em eletrônica de potência e acionamentos elétricos e possui nove patentes e pedidos de patentes.  
Seus interesses de pesquisa incluem aplicações da eletrônica de potência em sistemas de energia elétrica, fontes de energia renováveis, dispositivos semicondutores de potência, máquinas e acionamentos elétricos e eletrificação veicular.

Moderadora: Janayna Bhering Cardoso, executiva de Negócios e Parcerias da Fundep 
 
Mobilidade Elétrica e Sociedade: Passos para antecipação de futuros 
18 de março | 19h | Transmissão: Plataforma inovabra habitat 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na plataforma Sympla. 
Clique aqui: https://www.sympla.com.br/mobilidade-eletrica-e-sociedade-passos-para-antecipacao-de-futuros__1139458  

 

1º Anuário Brasileiro de Mobilidade Elétrica

O mês de março também traz outro movimento importante para o setor, é o lançamento do 1º Anuário Brasileiro de Mobilidade Elétrica, a ser realizado no dia 15 de março, às 14h, em formato digital. A publicação contempla um levantamento do cenário nacional mostrando para o mercado, governo e sociedade civil quais são os principais benefícios para a implementação da tecnologia no país, as barreiras e oportunidades para a eletrificação veicular e a evolução das vendas de veículos elétricos no país com números e depoimentos.

Na ocasião haverá um debate sobre a importância e as implicações desta publicação para a Mobilidade Elétrica no Brasil, com Marcus Regis (PNME), Edgar Barassa (Barassa & Cruz Consulting) e Flávia Consoni (UNICAMP). As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo link: https://mla.bs/440c4d3f.