Fundep

Inmetro promove curso sobre avaliação de incerteza de medição

Postado em Notícias da Fundep
Curso do Inmetro
CURSO DO INMETRO É VOLTADO PARA TÉCNICOS, GERENTES E PESQUISADORES DE LABORATÓRIOS DE ENSAIOS E CALIBRAÇÃO DAS VÁRIAS ÁREAS DA CIÊNCIA, COMO O LABORATÓRIO DE ENSAIOS DE COMBUSTÍVEIS DA UFMG. CRÉDITOS: LEC UFMG/ DIVULGAÇÃO

Com apoio Fundep, inscrições para curso do Inmetro vão até o dia 19 de outubro. 

 

Estão abertas, até dia 19 de outubro, as inscrições para o curso de Avaliação de Incerteza de Medição, organizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O curso será ofertado integralmente na modalidade a distância, entre os dias 24 de outubro a 25 de novembro, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio da plataforma do Inmetro. Além do acesso às aulas, os alunos podem interagir com os tutores através de fóruns, acessar o material de apoio e esclarecer dúvidas por meio de videoconferências. 

A carga horária do curso é de 40 horas. As inscrições podem ser feitas pelo site de Cursos e Eventos da Fundep, onde também estão os detalhes sobre o cronograma do curso. O investimento é de R$ 900. 

 

SOBRE O CURSO 

O curso tem o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais da avaliação da incerteza de medição, conforme as regulamentações da área (GUM/JCGM 100:2008 e o JCGM 101:2008), e do papel da incerteza de medição na avaliação da conformidade (segundo o JCGM 106:2012). Sendo assim, o participante é habilitado a avaliar a incerteza de seus resultados de medição e interpretá-los para uma eventual avaliação da conformidade. 

O programa é voltado para técnicos, gerentes e pesquisadores de laboratórios de ensaios e calibração de diversas áreas da ciência, que desejam fundamentar suas medições com conceitos metrológicos. É necessário que o participante tenha noções básicas de Cálculo Diferencial e Integral e conhecimentos de planilha eletrônica. 

 

INCERTEZA DA MEDIÇÃO 

De acordo com o Vocabulário Internacional de Metrologia, incerteza de medição é um “parâmetro não negativo que caracteriza dispersão dos valores atribuídos a um mensurado, com base nas informações utilizadas”. Ou seja, é um critério quantitativo para atestar a qualidade do resultado de medição. Esse critério representa um intervalo de valores, informado com uma dada probabilidade, no qual se espera que o valor verdadeiro esteja. A probabilidade representa o nível de confiança no resultado. 

 

SUPORTE 

Qualquer tipo de orientação ou dúvidas acadêmicas podem ser sanadas com contato pelo e-mail: capacitação@inmetro.gov.br. 

 

CURSO AVALIAÇÃO DE INCERTEZA DE MEDIÇÃO 

Inscrições até 19 de outubro de 2022, pelo portal de Cursos e Eventos da Fundep. 

Data: 24 de outubro a 25 de novembro. 

Modalidade: on-line.  

Skip to content