Fundep

Ibict oferece Curso de Escrita Científica voltado para publicações de alto impacto

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Fonte: Ibict 

Qual é a linguagem mais apropriada para um artigo? O que é um problema de pesquisa? Como escrever uma metodologia elegante? Dúvidas como essas não são raras na carreira de um pesquisador. Com o objetivo de capacitar cada vez mais pessoas a escrever e publicar artigos de alto impacto de maneira independente, o Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (Ibict), instituição apoiada Fundep, lança um Curso de Escrita Científica ministrado pelo Prof. Dr. Valtencir Zucolotto, Membro da Academia de Ciências e especialista na área.
Gratuito e virtual, o curso acontece nos dias 2,3 e 4 de setembro, com duração de 1h30 em cada um dos dias e distribuição de Certificado de Conclusão para os participantes. O número de vagas é limitado. Para se inscrever, basta preencher o formulário
Em suas aulas, Valtencir Zucolotto costuma dizer que “a escrita de artigos e trabalhos é uma das mais importantes e desafiadoras tarefas na vida de um cientista”, e justamente por isso deve ser fruto de estudo e de dedicação. Para o professor, a escrita e publicação de trabalhos científicos no Brasil tende a ser limitada devido ao fato de muitos pesquisadores não conhecerem a estrutura e as técnicas que perfazem a área.
Determinado a compartilhar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua carreira, o professor passou a ser convidado por universidades no Brasil e no exterior para ministrar seus cursos. Na visão de Zucolotto, os conhecimentos em escrita científica se tornam particularmente importantes dentro de um Instituto com o peso e a tradição do Ibict. “O Ibict já conta com uma equipe multidisciplinar de alto nível, e esperamos que o curso seja capaz de reforçar a necessidade produzir ciência de alto nível, com objetivos importantes e que busquem avançar no estado-da-arte em suas áreas”, pontua.
Habilidades e competências
O curso abordará a formação de Pesquisadores, tendo como lastros:
i) Ciência de Alto Nível e
ii) Habilidade de produzir artigos científicos de alto impacto.
Nos tópicos referentes à Escrita Científica, em particular, serão abordadas a Estrutura e Linguagem de artigos científicos, além de aspectos de Editoração e Publicação. Com esse conjunto de informações, espera-se que os pesquisadores possam entender ou aprofundar seus conhecimentos no gênero textual e se motivar a produzir artigos científicos de maneira mais eficiente e pioneira.
Sobre o professor
Valtencir Zucolotto é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Atua, também, como professor do Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo (USP), e coordena o Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia (GNano / IFSC).
Ao longo de sua carreira, Zucolotto publicou mais de 128 artigos revisados ​​por pares em revistas científicas de alto impacto, sendo o Editor Associado da South America of the Journal of Biomedical Nanotechnology, publicação com fator de impacto 7.578.
Fonte: Site Ibict – Mariana Lozzi  Coordenação de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia – COTEC

Skip to content