Fundep

Fundepar conduz painel sobre Empreendedorismo tecnológico em conferência de ciências e negócios

Postado em Eventos C,T&I
SciBiz
Conferência, em formato híbrido, se encerra na sexta-feira (24). Fundep participa de painel sobre Empreendedorismo e conexão.

V Science meets Businees (SciBiz Conference) reúne agentes do setor de inovação. Fundepar, agência de investimentos da Fundep, participa de painel on-line gratuito nesta quarta (22).

 

A transformação digital acelerada do período da pandemia de covid-19 está impulsionando um crescimento sustentável para as empresas de tecnologia. Dados do Tech Report 2021, conduzido pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e pela Neoway, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), apontam que em 2020 foram criadas 85 mil empresas no segmento de tecnologia da informação no país — um salto de 25,1% em relação a 2019.

O faturamento total do setor de tecnologia brasileiro foi de R$ 426,9 bilhões em 2020 — 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Quase metade (48,4%) do montante vem de São Paulo, com cerca de R$ 206 bilhões. Rio de Janeiro (10%), Minas Gerais (6,3%) e Rio Grande do Sul (5,4%) aparecem em seguida.

Nesse contexto, as tecnologias de ponta, impulsionadas pelo conhecimento técnico-científico, são fundamentais para gerar novos produtos, serviços e modelos de negócios. Integrando pesquisadores, empreendedores, investidores e demais agentes do setor de inovação, o V Science meets Business – SciBiz Conference – ocorre nesta semana, até o dia 24 de junho.

Ponto de encontro para o compartilhamento de conhecimento e a geração de oportunidades de negócios, o evento é promovido pela Universidade de São Paulo (USP) em formato híbrido – com painéis virtuais e presenciais no Centro de Difusão Internacional (CDI) e no InovaUSP, localizados na Universidade.

 

A FUNDEP NO SETOR DE INOVAÇÃO

Importante elo de conexão entre os atores do cenário de inovação do país, a Fundação de Apoio da UFMG participa da conferência por meio de sua agência de investimentos – a Fundepar. Nesta quarta-feira (22), às 18h45, a agência marca presença no painel ‘Empreendendo negócios com tecnologias de fronteira: oportunidades e desafios para as empresas emergentes de base tecnológica’, que ocorre de forma on-line.

A conversa será mediada por Carlos Lopes, diretor da Fundepar e membro do BiotechTown – hub de inovação em biotecnologia -, e tem participação de atores da rede da agência: Janaina Dernowsek, fundadora da Quantis, empresa de biotecnologia, e Diogo Dutra, da Caos Focado, veículo de criação de startups de base tecnológica.

Para assistir a transmissão do debate, acesse o link da conferência.

O foco do painel é debater as oportunidades e desafios na transformação de tecnologias de ponta em produtos e serviços de alto valor agregado, processo que envolve a conexão de diferentes agentes do setor de inovação. Será apresentado o caso da Quantis que conta com o apoio da Fundepar, BiotechTown e Caos Focado.

“A Fundepar nasceu há quase 10 anos no ambiente de inovação da UFMG, desenvolvendo negócios em estágio inicial com diferencial tecnológico de origem acadêmica. Em nossa trajetória, consolidamos uma referência de conexão entre atores diversos que apoiam essas empresas emergentes. É isso que vamos compartilhar no Scibiz”, ressalta Carlos Lopes.

Carlos Lopes, diretor da Fundepar, faz a mediação do painel com convidados da Quantis, empresa de biotecnologia.

 

A CONFERÊNCIA 

Durante a SciBiz 2022, serão realizados mais de 50 painéis reunindo especialistas de várias áreas. Além disso, ocorre a Feira de Startups, com a presença de mais de 200 empresas, mostra de tecnologias e o Desafio de Inovação promovido pela TIM. O evento também será composto por oficinas e apresentações culturais com apresentação de vários artistas. 

 

SCIENCE MEETS BUSINESS 

Data: até 24 de junho de 2022.

Para mais informações, acesse: https://scibizconference.com.

Presencial: Avenida Professor Luciano Martins Rodrigues, 310, na Cidade Universitária, Bairro do Butantã, em São Paulo.

Skip to content