Fundep

Fundep participa de evento focado na energia renovável

Postado em Notícias da Fundep
energia renovável
Registro da última edição da feira. Créditos: Ecoenergy/ Divulgação.

Ecoenergy 2022 ocorre entre os dias 7 e 9 de junho em São Paulo, apresentando ao mercado principais lançamentos e tendências do setor.

 

Com início nesta terça-feira (7), a 9ª Ecoenergy – Feira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis ocorre no São Paulo Expo até quinta-feira (9). Depois de dois anos da última edição, o evento reúne instituições e profissionais do Brasil e de outros países. Durante o evento, serão lançados produtos e serviços apresentados por marcas de destaque no segmento.

Como parte da feira, será realizado o Congresso Brasileiro de Tecnologias Limpas para a Geração de Energia Renovável, organizado pela Fiera Milano Brasil, com programação voltada para as tendências e avanços tecnológicos da geração de energia renovável no Brasil, com participação de mais de 40 palestrantes e 12 painéis temáticos. Formatado em blocos temáticos, com número limitado de participantes, o Congresso foi projetado para promover o compartilhamento de informações e contato entre congressistas.

As palestras e debates reunirão os profissionais dos setores de desenvolvimento e geração de energia; distribuição de energia; grandes consumidores de energia; fornecimento de tecnologia e equipamentos; institutos de tecnologia e P&D; empresas de engenharia e construção; consultorias com foco em energia; e escritórios de advocacia voltados para a área.

Dentre as marcas que já garantiram espaço na feira estão Inoxpar, LGL Solar, Powersafe, Pilot Tech / Corona Solar, Inovacare, Pieta Engenharia, Zagonel, Tokio Marine, Broker Comex, Helukabel, Holu, entre outras. LGL Solar e PowerSafe estão entre as marcas que planejam lançamentos durante o evento.

 

FUNDEP: CONEXÃO PARA O FORTALECIMENTO DA ENERGIA RENOVÁVEL

Como agente que impulsiona a pesquisa e o desenvolvimento no país, a Fundação de Apoio da UFMG participa do painel Inovação e desenvolvimento de novas tecnologias em energia renovável, mediado por Janayna Bhering Cardoso, executiva de Prospecção e Oportunidades da Fundep.

Compõem o painel: Luiz Fernando Vianna (CEO da Lactec, Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação), José Bione de Melo Filho (gerente de P&D e inovação da Chesf), Eduardo Rodrigues de Lima (gerente de P&D do Instituto de Pesquisas Eldorado) e Rosário Cannata (EDP Ventures, veículo de investimentos para o setor elétrico brasileiro).

Junto à Universidade Federal de Minas Gerais, a Fundep coordena o Verde, hub pioneiro em pesquisa e inovação em energia verde no Brasil. Além disso, a Fundação é responsável pela coordenação de duas linhas do Programa Rota 2030, do Governo Federal, com destaque para a Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão – que tem como diretriz a inovação focada na alta eficiência energética, a utilização de bicombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura e abastecimento.

“Nossa atuação está ligada à UFMG, que desempenha papel protagonista na geração de soluções para demandas da sociedade. Neste contexto, apoiamos a criação do Verde, primeiro Hub voltado para pesquisa, desenvolvimento, inovação e negócios com foco em energia verde no Brasil. Assim, buscamos atuar como elo conector entre atores da quíntupla hélice – universidade, iniciativa privada, governo, sociedade civil e o próprio meio ambiente – do ecossistema de energia verde, assumindo papel de liderança na transição energética do país”, destaca Janayna Bhering.

Econergy reúne especialistas no setor para debate sobre energia renovável. Janayna Bhering, executiva de prospecção e oportunidades, realiza a mediação Janayna Bhering Cardosos do painel Inovação e desenvolvimento de novas tecnologias em energia renovável.

 

Garanta sua participação no Congresso Brasileiro de Tecnologias Limpas para a Geração de Energia Renovável com 50% de desconto utilizando o cupom: FUNDEP50.

 

ENERGIA VERDE NO BRASIL

A produção de energia limpa gerada no Brasil se destaca entre os países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, África do Sul, Índia e China). Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a matriz energética brasileira, em 2021, foi formada por 50% de fontes renováveis e 50% de fontes fósseis.

Outro destaque do estudo revela a diversidade das fontes renováveis com grande participação de hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e de biomassa. Especialistas do setor apontam também que as fontes eólicas e solar irão se expandir fortemente e ainda há fontes limpas e menos tradicionais que estão recebendo grande atenção para sua viabilização.

 

ECOENERGY – FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS LIMPAS E RENOVÁVEIS PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA

Data: 7 a 9 de junho

Horário: das 13h às 20h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rod. dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo (SP)

Credenciamento pelo site.

Inscrição para o congresso.

Skip to content