Fundep

Fundep participa da 1ª edição do Agrofuture Summit

Postado em Releases

Entre os dias 6 e 8 de outubro será realizada a primeira edição do AGROFUTURE SUMMIT, um dos maiores eventos do país com foco em inovação e tecnologia para o agronegócio. Em formato 100% digital e gratuito, o AgroFuture contará com a participação de especialistas brasileiros e de diversos outros países, para apresentação de inovações disruptivas que podem fazer a diferença no setor.

O evento é organizado pelo  Sistema FAEMG, juntamente com FIEMG, SEBRAE-MG e Governo de Minas Gerais. A Fundep vai fazer parte da programação no dia 7/10, por meio  dos painéis “Rota Agro apresenta: “Inovação como pilar estratégico para o agronegócio brasileiro”, às 13h, e, também “Tecnologia 5G aplicada ao Agronegócio: Desafios e Oportunidades”, às 14h.

O AgroFuture Summit será dividido em 5 grandes arenas, que trabalharão temas específicos, como o Arena AgroFuture, que trará grandes nomes do setor de inovação do Brasil e do mundo, com cases e experiências sobre a construção do futuro do agronegócio. Entre os destaques está o engenheiro agrônomo Diego Siqueira, que abordará o tema “O futuro do Agro são as pessoas”.

A Arena Global é onde startups do mundo inteiro se encontram. Serão apresentadas soluções tecnológicas desenvolvidas em Israel, Índia, África do Sul, entre outros países. A Agromaker vai valorizar a disseminação da cultura do empreendedorismo, criatividade e inovação entre jovens, adultos e crianças. A proposta é a de compartilhar experiências e mostrar cases interessantes de pessoas que, muitas vezes, sem acesso à tecnologia, acabam por desenvolver alternativas simples, mas extremamente práticas e viáveis.

E, para a geração de negócios, o AgroFuture Summit terá também a Arena de Negócios, com palestras, painéis e workshops voltados para pesquisadores, empresas e instituições, além de empresários e investidores.

A quinta arena será a Científica, que trará importantes instituições nacionais, a fim de aproximar a população da ciência e tecnologia. Com cases que abordam desde a agricultura digital até as pesquisas mais recentes em biotecnologia.

O evento contará ainda com o espaço networking que permitirá aos participantes estreitarem relacionamento e se conectarem para parcerias futuras.

 

Painéis Fundep

A Fundep apoia a iniciativa e vai participar do evento por meio de dois painéis a serem realizados no dia 7/10. Às 13h, será realizado o lançamento das bases do projeto Rota Agro, dentro da Arena Científica. A proposta do projeto, em desenvolvimento e coordenado pela Fundep, é ser o instrumento de articulação entre atores governamentais, do setor produtivo, ICTs e sociedade civil, coordenando suas ações em prol da construção de ações para inovação e políticas públicas no agronegócio brasileiro, visando o desenvolvimento tecnológico, a competitividade e a redução de vulnerabilidades do setor.

Na ocasião será realizado o painel “Rota Agro apresenta: Inovação como pilar estratégico para o agronegócio brasileiro”,  com a presença de Silvia Nietsche, coordenadora do programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (ICA/UFMG);  Diego Moreira, gerente de inovação da Embrapa; Marcelo Eskenazi, assessor de inovação e desenvolvimento de novos negócios do Grupo São Martinho; e, também, Paulo Henrique Leme, coordenador da Incubadora e Parque Tecnológico na Universidade Federal de Lavras (PROEC/UFLA).

O segundo painel do dia será realizado às 14h, com o tema “Tecnologia 5G aplicada ao Agronegócio: Desafios e Oportunidades” e que contará com a presença de três especialistas da área, dentro da Arena Negócios. A Fundep participa do Grupo de Trabalho sobre 5G (GT 5G) que visa criar um ambiente de interação entre diversos stakeholders para promover a transformação e o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil pautadas na tecnologia em questão e os participantes do painel também integram a iniciativa. São eles: Carlos Narazeth Martins, diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel);  José Marcos Silva Nogueira, professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG; e Gustavo Correa Lima, gerente de soluções de comunicações sem fio no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD).

Os dois encontros serão mediados por Janayna Bhering, executiva de negócios e parcerias da Fundep.

 

Serviço

Agrofuture Summit | 6 a 8 de outubro

Inscrições gratuitas: Clique Aqui.

Skip to content