Fundep

Fundep mantém a certificação da qualidade dos processos de gestão de projetos  

Postado em Notícias da Fundep
Analistas da Fundep apresentaram ações implantadas para melhoria da qualidade dos processos da Fundação.

Auditoria externa atestou as práticas do Sistema de Gestão da Qualidade e manteve certificação internacional ISO 9001:2015. 

 

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) manteve a certificação ISO 9001:2015, norma reconhecida internacionalmente que atesta o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A decisão decorre de auditoria externa, realizada entre os dias 04 e 06 de outubro pela Det Norske Veritas (DNV), que contemplou várias áreas da Fundação.

A certificação atesta a qualidade dos serviços e produtos ofertados, reconhecendo que os processos são conduzidos com competência e segurança, com atendimento das necessidades dos contratantes. Instituições certificadas com a ISSO 9001:2015 têm especificidades em seus processos internos, que garantem melhor atuação e melhores resultados.

A adequação aos padrões estabelecidos foi legitimada por Stella Tanure, auditora líder da DNV, órgão responsável pela auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Fundep, e que realiza a indicação para certificação. A auditora observou, entretanto, que existem algumas oportunidades a serem trabalhadas, como o refinamento de um conjunto de atividades para tornar o sistema interno ainda mais dinâmico e reforçar a autonomia e a responsabilidade das áreas para condução das mudanças necessárias.

O processo foi  conduzido  por Thais Simões Duarte, analista de empreendedorismo e inovação, e Maíra Malinoski Ramalho, analista de planejamento. No encerramento, Thais Simões lembrou que “fecha-se um ciclo de três anos, mas um legado de muitos anos da Fundep. Como fundação de apoio, nosso papel não está vinculado a uma relação lucro-lucro, mas sim à qualidade na realização das atividades”.

Ao finalizar o processo de auditoria externa, o presidente da Fundação, Jaime Arturo Ramírez, agradeceu o trabalho conduzido pela equipe dedicada à auditoria e destacou que a reorganização institucional em curso tem objetivo de tornar os processos ainda mais seguros, dinâmicos, assertivos e condizentes com o papel da fundação de apoio da UFMG. De acordo com Jaime Ramírez, a Fundação tem a responsabilidade de obter resultados ainda mais sólidos no próximo ciclo de certificação.

Skip to content