Fundep

Fala Ciência celebra 10ª edição com debates sobre divulgação científica

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação
O evento gratuito reúne pesquisadores e divulgadores da ciência.

A pandemia do novo coronavírus e os episódios de negacionismo da ciência levaram muitos pesquisadores e instituições a criarem projetos de divulgação da ciência direcionados ao público não especializado. Mas, o que é divulgação científica e como fazê-la com eficiência? Debater estes temas é o objetivo da 10ª edição do curso Fala Ciência, promovido pela Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC). O evento acontece na próxima quinta-feira, dia 18 de novembro, e a transmissão será pelo canal do Fala Ciência no YouTube (bit.ly/canalfalaciencia). As informações sobre a programação e as inscrições gratuitas podem ser feitas por meio da plataforma Sympla pelo link: http://gg.gg/falaciencia10.

Esta 10ª edição do evento promete um dia inteiro dedicado a quem quer saber mais sobre divulgação científica. O curso começa às 9h com uma rápida abertura feita pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, pela presidente da Liga da Ciência Preta Brasileira, Luciana Maria Silva, e pela coordenadora da RMCC, Nayane Brader. Em seguida, o professor Yurij Castelfranchi (UFMG) explica porque deveríamos formar um ecossistema de divulgadores da ciência e como atuar contra a desinformação e o negacionismo. Ainda na parte da manhã, às 11h, Valéria de Fátima Raimundo (UFMG) e Denise Nacif Pimenta (Fiocruz-MG) mostram algumas boas práticas de divulgação científica que estão sendo realizadas por instituições mineiras.

O evento gratuito reúne pesquisadores e divulgadores da ciência
O evento gratuito reúne pesquisadores e divulgadores da ciência

 

À tarde, a partir das 14h, Dilian Caiafa (Fundep) e Mariana Lacerda (MHNJB/ UFMG) debatem as possibilidades de financiamento coletivo como estratégia complementar para a arrecadação de recursos para bons projetos. Apesar do crescimento no ambiente digital, a prática ainda é recente no contexto científico e desafia pesquisadores interagirem além de suas comunidades. E, para encerrar, Fábia Lima (UFMG) e Paulo Basílio (PUC/MG) discutem os desafios das assessorias de comunicação das instituições, em lidarem com a proliferação de perfis institucionais nas plataformas digitais.

Dilian Caiafa ressalta os benefícios do financiamento coletivo para a sociedade e a pesquisa: “O financiamento coletivo no contexto científico convida instituições e pesquisadores a compartilharem seus projetos como causas de interesse coletivo para sensibilizar e engajar a sociedade a contribuir financeiramente. Assim, além de uma fonte complementar de recurso, a prática estimula uma comunicação diferenciada, que aproxima o fazer pesquisa da sociedade e cria o senso de comunidade a favor da ciência”.

O Fala Ciência é aberto a todos os interessados e emite certificados de participação. Confira a programação completa no site do Sympla.

 

Serviço:

10º Fala Ciência
Data: 18/11/2021
Horário: 9h às 17h
Transmissão: bit.ly/canalfalaciencia
Inscrições pelo Sympla: http://gg.gg/falaciencia10
Por Rede Mineira de Comunicação Científica (rmccagencia@gmail.com)

Skip to content