Fundep

Evento ‘Ampère: Ecossistema de Mobilidade Elétrica do Brasil’ apresenta soluções relacionadas à mobilidade

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação
Com programação híbrida e 360, Ampère apresenta soluções para mobilidade e problemas ambientais.

Um dos maiores eventos de mobilidade elétrica e de energias renováveis do Brasil, ‘Ampère’ ocorre no final de outubro. Durante o evento, será lançado o Hub de Energia Limpa e Renovável, coordenado pela Fundep.

 

Pela primeira vez em Minas Gerais e em formato inovador, evento “Ampère: Ecossistema de Mobilidade Elétrica no Brasil” ocorre entre os dias 22 e 30 de outubro. Seguindo um modelo híbrido, com programação composta por atividades online e presenciais, Belo Horizonte e Nova Lima são as sedes da edição. Além das palestras e seminários, serão realizadas exposições de produtos e test-drives de veículos elétricos nos espaços físicos, proporcionando uma imersão completa.

O objetivo do evento é discutir soluções tecnológicas e sustentáveis para os problemas ambientais atuais do planeta, como, por exemplo, o alto nível de emissão de CO2, reconhecendo que a mobilidade elétrica pode ser uma resposta, que inclusive é também capaz de melhorar a mobilidade urbana.

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) estará presente na programação técnica e on-line do evento, nos dias 25, 28 e 29 de outubro, às 10h, com painéis que envolvem temas relacionados às cidades inteligentes, a mobilidade urbana e elétrica, e realizando o lançamento do Hub de Energia Limpa e Renovável, coordenado pela Fundação. Os painéis podem ser acompanhados no canal da Ampére no Youtube.

“Será uma oportunidade ímpar para gerar networking e novos negócios focados nas melhores práticas de ESG (environmental, social and corporate governance), para o público imergir nesse universo por meio de palestras, exposições, apresentação de projetos e grupos de discussão sobre o uso das energias renováveis como carros elétricos, as energias solar e eólica, além de fomentar a indústria de carbono neutro no país”, explica o diretor executivo do evento, Leonardo Veloso Brandão, reafirmando o foco do Ampère em práticas tecnologicamente desenvolvidas por empresas com foco na redução do impacto humano no planeta.

A programação, com atividades em todos os oito dias do evento, busca oferecer oportunidades de participação para diferentes públicos, desde estudantes a empresários e profissionais do setor para rodada de negócios, até os consumidores conscientes, que buscam adotar soluções sustentáveis no cotidiano.

 

Programação completa para estimular o debate

Participam do dia de abertura, 22 de outubro, autoridades como Paulo Brant, Vice Governador; o General Roberto Escoto, presidente da Apex Brasil; João Marcelo Dieguez Pereira, prefeito de Nova Lima; e Eduardo Javier Muñoz, CEO da Bravo Motor Company. As atividades presenciais serão realizadas no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte.

A Fundep, uma das apoiadoras do evento, marca presença na programação online e tem a primeira participação no dia 25/10, às 10h, com o painel “As aplicações da mobilidade elétrica no cotidiano”. Com mediação de Janayna Bhering, executiva de negócios e parcerias da Fundep, o painel é composto por duas apresentações.

A primeira palestra, “Futuro da mobilidade elétrica no Brasil – Como trazer o tema do transporte público e ampliar o uso dos veículos levíssimos?”, será ministrada por Victor Andrade, coordenador do Laboratório de Mobilidade da UFRJ. A apresentação vai debater estratégias para incentivar o uso de veículos como e-bikes e patinetes elétricos, considerados levíssimos, no cotidiano das cidades. Já o segundo momento, que traz o tema “Turismo Sustentável: Instituto Inhotim e a opção de carrinhos elétricos para o transporte entre galerias”, tem participação de Cristiano Maciel, gerente de operações do Instituto Inhotim, e Lucas Sigifredo, consultor de novos negócios sustentáveis, que trarão o case de sucesso do Instituto.

No dia 28, às 10h, será realizado o webinar “Cidades inteligentes e os desafios do urbanismo para a mobilidade elétrica” com mediação de Marcus Regis, coordenador geral da PNME. Participam do encontro: Cristina Albuquerque, gerente de mobilidade urbana da WRI Brasil; Flávia Consoni, coordenadora do Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico (LEVE/ Unicamp); Bráulio Magalhães Fonseca, especialista em smart cities e mapeamento das cidades para planos diretores e docente da UFMG; e Rogério Markiewicz, presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei).

 

Lançamento do Hub de Energia Limpa e Renovável, coordenado pela Fundep, integra a programação do Ampère.

 

Lançamento do Hub de Energia Limpa e Renovável

Durante o Ampère, a Fundep vai promover o lançamento do Hub de Energia Limpa e Renovável, do qual é a coordenadora. O evento será realizado dia 29 de outubro, às 10h. No dia serão apresentadas as bases do Hub pelo presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramírez. Na sequência, o professor Braz Cardoso, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais, apresentará o projeto Oasis, plano de eficiência energética da UFMG.

 

Experiência 360

Com o objetivo de possibilitar uma experiência 360, o Ampère possibilita participação em  várias atividades diferenciadas, em especial em sua programação presencial. No dia 23, será possível realizar testes-drive em uma pista de mobilidade elétrica com patinetes, skates, bicicletas, carros elétricos e outros veículos, durante a abertura da Semana da Mobilidade Elétrica no Alphaville. No dia 26, será possível alugar scooters elétricas, da marca Riba Brasil, e fazer um tour pela cidade de Nova Lima.

No restante dos dias do evento, no Expominas, estará disponível o espaço Maker Moment, que promete atrair a atenção de públicos de diferentes faixas etárias. Essa estação foi desenvolvida para simular a construção de veículos elétricos, como carros, scooters, patinetes, entre outros. Além desse espaço, as interveções culturais, como pinturas, grafites, desenhos e apresentações musicais prometem marcar o evento, bem como a Inside Arena, área destinada a exposição dos produtos e em que o público poderá participar de apresentações em 3D acompanhado por especialistas.

Por fim, participam do evento também fabricantes de produtos ecologicamente desenvolvidos, cuja produção tem emissão nula de CO2. No Ampère, eles irão apresentar seus lançamentos em primeira mão.

O evento é uma iniciativa que tem o apoio Institucional da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), do Governo de Minas Gerais, da Apex Brasil, da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), da Prefeitura de Nova Lima, da Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica (PNME) e do Governo Federal.

 

Ampère: Ecossisema de Mobilidade Elétrica do Brasil

Data: de 22 a 30 de outubro.

Em formato híbrido, com atividades presenciais e on-line.

Contato: contato@eventoampere.com.br.

Visite o site do Ampère.

Skip to content