Trabalhadores do CNVacinas concluem o curso "Ciência no canteiro da obra", oferecido pela Fundep

Em 2024, 13 aulas apresentaram aos trabalhadores da obra do Centro Nacional de Vacinas novas tecnologias aplicadas à área de construção civil

“Mesmo para quem lecionou, este curso foi muito gratificante. O objetivo é mostrar como a ciência e a tecnologia estão transformando o segmento da construção civil. A expectativa é que essas aulas e conversas tenham plantado uma semente de curiosidade e desejo de aprendizado contínuo". A declaração é de Walmir Caminhas, diretor da Fundep e professor do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG, que ao longo de 2024, levou a ciência para o canteiro de obras. Na última sexta feira (13),ele entregou o certificado de conclusão do curso para os trabalhadores da obra do Centro Nacional de Vacinas (CNVacinas).

Ao todo, 36 pessoas, entre operários, prestadores de serviço e colaboradores(as) da área de Arquitetura e Engenharia da Fundep, receberam o certificado da conclusão de curso com alegria e orgulho, das mãos do professor Walmir Caminhas e de Robson Pereira, engenheiro da Fundep , responsável pelo acompanhamento da construção.

Durante a tarde de comemoração, os sons de martelo, britadeira, caminhão e betoneiras da obra deram lugar a instrumentos e vozes dos trabalhadores, que cantaram clássicos da cultura brasileira, como “As Andorinhas”, do Trio Para Dura. O cheiro de cimento e poeira foi substituído pelo da carne na brasa, e o clima de trabalho se tornou espaço de conversas descontraídas e brincadeiras entre os colegas.

Após a entrega dos certificados, os responsáveis pela obra participaram de um torneio de truco. Nas cadeiras, uma surpresa: cartões com diversas mensagens de agradecimento aos trabalhadores.

Sobre o curso

Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), robótica, uso de drones e impressoras 3D foram alguns dos temas abordados ao longo do curso, que reuniu os trabalhadores em 13 encontros ministrados pelo professor Walmir Caminhas, a equipe de engenharia e arquitetura da Fundep, incluindo os estagiários e os convidados, professor José Osvaldo Saldanha Paulino, emérito da UFMG e o professor da Escola de Arquitetura da Universidade, Guilherme Nunes Vasconcelos. Além disso, o programa trouxe reflexões sobre a dimensão humana, com uma aula baseada na interpretação da música “Cidadão”, de Zé Ramalho, e sobre Biologia, com a participação dos próprios cientistas do CNVacinas.

O passado, o presente e o futuro dos trabalhadores

Durante as aulas, muitos trabalhadores demonstraram curiosidade sobre os tópicos. Para Adriano de Souza, encarregado da obra, o curso possibilitou o conhecimento ainda maior da própria área onde atua. “Muitos dos que trabalham aqui não tinham ideia do que eram essas tecnologias ou que já estão sendo usadas na construção civil. O curso nos ajudou a nos orientarmos melhor na área”, avalia.

Robson Pereira exaltou a iniciativa pioneira da Fundep no ambiente da obra e falou sobre o impacto das aulas. “Alguns trabalhadores demonstravam resistência a assuntos de inovação e tecnologia, muitos não usavam celulares. Hoje, já estão ativos até mesmo redes sociais. Acredito que o curso continuará trazendo benefícios, pois agora já estão mais inteirados de diversos assuntos relacionados a tecnologia nas obras”, completou o engenheiro. Edenilson Narciso, assistente administrativo na obra, compartilhou como o curso marcou o encerramento de sua carreira na construção civil, mas abre seus olhos para novas metas. “Desde criança, vivo em ambiente de obra e agora, próximo à aposentadoria, este treinamento me instigou a buscar novos caminhos de trabalho.” Ele acrescentou: "A aula de inovação chamou muito minha atenção. Percebi como é possível realizar as mesmas tarefas com menos dificuldade e mais rapidez graças às novas tecnologias."

Centro Nacional de Vacinas

O CN Vacinas é um projeto resultante de um convênio firmado em dezembro de 2021 entre a UFMG, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o governo de Minas Gerais. O prédio está sendo erguido em terreno no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), instituição que tem a Universidade como sócia-fundadora e parceira estratégica.

Obra laboratorial executada pela Fundação, que também realiza a gestão administrativa e financeira do projeto, o projeto tem aporte de R$ 80 milhões dos parceiros. Quando estiver pronto, o CNVacinas vai absorver e ampliar as atividades do Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG, responsável, entre outras inovações, pelos testes da Spin-TEC, vacina contra a covid-19. Dessa forma, será possível acelerar o desenvolvimento de vacinas, imunobiológicos e testes de diagnóstico para doenças humanas e veterinárias dentro do conceito One Health (Saúde Única), contribuindo assim para o Sistema Único de Saúde e desenvolvimento socioeconômico do país.

Texto: Arthur Henrique de Oliveira

Edição: Mariana Souza Conrado

Imagens: Arthur Henrique de Oliveira