Fundep

Conservatório UFMG lança nova série de podcast para popularizar a pesquisa científica no campo das artes

Postado em Cultura
O podcast Conservatório conecta arte e pesquisa, convidando pesquisadores para falar sobre sua tese. Foto: Kristoff Silva / Arquivo pessoal.

O Conservatório UFMG, apoiado pela Fundep, lança hoje (05/11) o seu canal de podcast Conversatório, com a estreia da série Arte em Tese, que divulgará pesquisas realizadas na Universidade no campo das artes. 

Diferentes formas de arte – música, dança, teatro, cinema, artes plásticas, literatura e artes digitais – têm uma grande inserção nas mais diversas culturas e civilizações, porém, quando se trata de pesquisa acadêmica no campo das artes, muitos não sabem bem ao certo do que se trata, como essa pesquisa é produzida e quais são as metodologias utilizadas para a produção de conhecimento.  

A série Arte em Tese tem como objetivo popularizar a pesquisa científica em artes realizada na UFMG, sobretudo em seus programas de Pós-graduação. A cada episódio um pesquisador com trabalho de destaque é convidado para conversar sobre sua pesquisa –  dissertação, tese ou projeto de longo prazo. A proposta da série é divulgar as pesquisas apresentando-as com uma linguagem acessível ao público não-especializado. Os conteúdos em áudio serão disponibilizados no Spotify, através do podcast Conversatório e novos episódios serão lançados quinzenalmente.  

 

Tese premiada 

No programa de estreia, o bate-papo foi com Kristoff Silva, autor da tese Afinação da interioridade: Um estudo sobre a integração da canção popular brasileira à musicalização de adultos, sob orientação da professora Heloísa Feichas. A tese, defendida em 2020 no programa de Pós-Graduação em Música da UFMG, recebeu o Grande Prêmio UFMG de Teses em 2021, em cerimônia realizada no dia 28 de outubro.  

Kristoff é compositor, professor de teoria musical e autor de trilhas para teatro, poesia e dança. Já lançou três álbuns, tocou em palcos do mundo todo, ganhou prêmios, se apresentou junto a Caetano Veloso, Elza Soares, Mônica Salmaso, entre outros. 

A partir de sua experiência profissional e através de sua pesquisa, Kristoff constata que as escolas de música, sejam as livres ou profissionalizantes, não estudam com a devida atenção uma das vertentes da música mais presentes no cotidiano dos brasileiros: as canções populares urbanas. Para ele, essas canções são uma forma de aproximar pessoas ao estudo de música, pois as canções ocupam um lugar privilegiado e afetivo no imaginário do brasileiro, sendo muitas vezes reconhecida como a expressão musical que representa a música popular brasileira 

 

Apoiada Fundep

A nova expansão na grade de programação online do Conservatório UFMG tem a finalidade de socializar o conhecimento científico-acadêmico produzido na Universidade, dando visibilidade às pesquisas desenvolvidas no campo das artes, suas motivações, metodologias e resultados. Com isso, o Conservatório UFMG busca também permitir o diálogo do pesquisador para além de seus pares, conectando-o com outros públicos. 

O podcast Conversatório abrigará ainda outras séries, como uma versão em áudio de Diálogos – o presente da música. O programa, que é transmitido desde junho no Youtube do Conservatório UFMG, recebe convidados para um bate-papo sobre questões e desafios atuais do setor cultural. A versão em podcast compilará os melhores momentos da conversa, uma alternativa para quem não pôde acompanhar o bate-papo na íntegra. 

O Conservatório UFMG atua na promoção da arte e da cultura na cidade de Belo Horizonte, oferecendo à população manifestações artísticas e musicais diversas, gratuitas e de qualidade. Além de convidar o público a conhecer a produção musical da Universidade, o projeto de extensão também provoca a reflexão sobre a arte como agente transformador da sociedade.  

Como fundação de apoio da UFMG, a Fundep promove a divulgação e democratização de projetos culturais e manifestações artísticas, conectando a comunidade universitária com a sociedade.  

 

Ouça o primeiro episódio da Série Arte em Tese pelo link:  

https://spoti.fi/3o4iyjw  

Siga o podcast Conversatório no Spotify:  

https://open.spotify.com/show/0v59EvkyGPUZY9k3ELe1Sl  

 

(com Setor de Comunicação do Conservatório UFMG) 

Skip to content