Fundep

15ª PRIMAVERA DOS MUSEUS: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS MUSEUS APOIADOS PELA FUNDEP

Postado em Cultura

Em um contexto marcado por perdas expressivas em ambientes museológicos brasileiros – como o incêndio do Museu Nacional (em setembro de 2018), do Museu de História Nacional da UFMG (em junho de 2020) e, mais recentemente, da Cinemateca (em julho de 2021), a 15ª Primavera dos Museus – evento realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – quer destacar a capacidade de reflorescer. Em todo o País, desde a última segunda e até o próximo domingo, 680 museus se abrem para a sociedade, mesmo que virtualmente, com centenas de atividades de divulgação do trabalho que realizam. Vários desses museus têm apoio Fundep.  

O tema  “Museus: Perdas e Recomeços” convida os espaços museológicos e a sociedade a refletir sobre os danos ao patrimônio e seus impactos sobre a memória. Mas também convida a evidenciar os esforços de recuperação, como o empreendido pelo Museu de História natural e Jardim Botânico da UFMG, que em junho de 2020 perdeu parte do seu acervo com um incêndio que ocorreu em uma das instalações do museu. O fogo consumiu parte de um inestimável patrimônio que não estava em exposição, a Reserva Técnicas 1. 

A programação do MHNJB nesta Primavera dos Museus inclui uma atividade destinada a produzir poemas sobre o processo de renascimento do espaço, que envolveu toda a sociedade numa campanha, apoiada pela Fundep, que objetiva implementar uma plataforma virtual de acesso remoto e gratuito dos acervos do Museu, principalmente os afetados pelo incêndio. Por meio de um financiamento coletivo foi possível arrecadar cerca de R$300 mil em sua primeira etapa. Com os recursos financeiros arrecadados serão contratados profissionais para a criação da plataforma. 

A escritora, poeta e colagista, Lara de Paula vai promover um Sarau da Primavera, com transmissão direta pelo YouTube, reunindo poemas que refletem a perda e recomeços, o tema desta edição. 

presepio-pipiripau-recebe-visitacao-na-primavera-dos-museus
Presépio do Pipiripau – Crédito: Museu de História Natural e Jardim Botânico UFMG/ 50 anos do Museu

Renascer e reflorescer também é possível com o conhecimento do novo. Por isso, o Acervo de Escritores Mineiros (AEM) lançou na última quarta-feira a mostra virtual “Eles não estão aqui”, com exibição de arquivos de áudio presentes no Acervo dos Escritores por meio do Youtube. O acervo dispõe de uma coleção de livros, documentos e objetos de grandes escritores que marcaram a história da literatura de Minas Gerais, resgatando e preservando memórias de um patrimônio da cultura mineira.  

Fundep no Pará  

O apoio da Fundep a espaços museológicos ultrapassa as fronteiras mineiras. Em Belém do Pará, num dos mais antigos museus do País, o Museu Paranaense Emílio Goeldi, também participa da 15ª Primavera dos Museus, com uma programação virtual voltada para o público em geral. 

Na última segunda-feira, o museu emocionou com uma homenagem aos colaboradores que faleceram durante a pandemia de Covid-19.  Para o encerramento da programação, no próximo domingo, está programada uma apresentação para falar sobre os recomeços, em um vídeo poema no canal do YouTube da Instituição.  

O Museu Goeldi é um centro museológico de referência do conhecimento de acervos da região, liderando investigações sobre a biodiversidade na Amazônia e seus processos socioculturais. Além disso, o Goeldi coordena o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (MT), a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental e o Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Oriental.  

Um tour pelos museus UFMG 

Com diversos projetos de fomento à cultura, a UFMG preparou um tour especial para 15ª Primavera dos Museus, com diversas atrações para o público em seus espaços. Confira abaixo a programação completa: 

Museu de História Natural e Jardim Botânico 

24 e 25 de setembro – das 10h às 11h30 e 14h30 às 16h 

Os educadores do museu guiarão o público em uma visita presencial as exposições de Arqueologia e Presépio do Pipiripau, além da caminhada pela mata. Para participar dos grupos, é necessário agendar uma visita pelo site. 

24 de setembro  às 18h 

 A escritora, poeta e colagista Lara de Paula vai promover um Sarau da Primavera, com transmissão direta pelo YouTube, ruindo poemas que refletem a perda e recomeços, o tema desta edição. 

Espaço do Conhecimento UFMG 

 Até 26 de setembro – 19h às 22h 

Ocorrerá a exibição da nova exposição virtual do Espaço do Conhecimento UFMG, Sertão Mundo. 

25 de setembro  às10h
A oficina Sábado com Libras apresenta os termos do universo mesual na Língua de Brasileira de Sinais na plataforma Zoom. 

Acervo de Escritores Mineiros 

Até 26 de setembro
Visita virtual à exposição “O laboratório do Escritor”, com imagens 360° de ambientes representados por nomes da literatura mineira.

Até 26 de setembro  20h às 21h 
Mostra virtual “Eles não estão aqui” com exibição do primeiro vídeo da série baseada nos arquivos de áudio presentes nos acervos dos/as escritores/as do AEM, que ocorre pelo Youtube 

Centro de Memória da Escola de Enfermagem da UFMG

24 de setembro  19h30 às 20h30
Visitas guiadas virtuais aos acervos da Enfermagem, mediante inscrição por e-mail. As visitas acontecerão pela plataforma Google Meet, com o link enviado para o e-mail dos participantes.
  

Museus de Ciências Morfológicas

24 de setembro  10h às 19h
O trabalho abordará a renovação envolvida na produção e na veiculação dos trabalhos que já eram desenvolvidos de maneira presencial. O evento conta com a participação de bolsistas e orientadores da Universidade. O debate será transmitido pelas redes sociais do museu, pelo Instagram. 

Museu Casa Padre Toledo  

24 de setembro  

O museu convida o público para conferir o podcast com a contação de histórias sobre o mito da Fênix, pelo Spotify. 

26 de setembro 

Ocorre o encerramento da programação com a participação do Coral Flautear, em um show musical disponível pelo Youtube.
  

Museu Paranaense Emílio Goeldi também trará exibições para o público 

25 de setembro – das 8h30 às 10h30 

Apresentação dos resultados do Clube do Pesquisador Mirim, evento online e voltado para a comunidade de alunos e familiares. 

26 de setembro  

Lançamento nYoutube do vídeo poema “Recomeço do MPGE”.  

 

Venha participar da 15ª Primavera dos Museus e explore a programação dos espaços apoiados pela Fundep!

Skip to content