Fundep

Voos mais altos

Postado em Projetos

A Fundep participou, entre os dias 16 e 18 de março, de um importante evento internacional promovido pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) na cidade de Quito, no Equador. O encontro reuniu autoridades da área de Saúde e representantes de 13 instituições de oito países da América Latina para discutir o projeto Tele-saúde, financiado pelo BID, em uma vertente voltada para a Rede Amazônica.

A gerente da Equipe de Projetos UFMG II, Isabela Rocha Nunes de Lima (responsável no período pelo atendimento ao projeto) participou de todo o processo de alinhamento da iniciativa, definição das regras do financiador, planejamento e execução do evento. “Os trabalhos envolvem o Brasil, México, Argentina, Equador, Bolívia, El Salvador, Uruguai e Chile. Esse foi o primeiro encontro dos grupos e nele foram definidas as necessidades de cada país. A Fundep é gestora de todo o recurso e a sua presença naquele momento foi um diferencial em termos de facilitar a gestão e de contribuir para a iniciativa”, conta.

Devido à complexidade do projeto, ele exigiu um alinhamento prévio. Isabela participou de reunião em Brasília com o financiador e atuou de forma pioneira na organização a distância de um evento internacional. “Foi difícil, porque não sabia ao certo o que estava sendo contratado lá e sentia um pouco de insegurança. Mas poder ir até o evento e atuar presencialmente me permitiu realizar um check list completo, compreender melhor o trabalho e resolver problemas de diferentes ordens”, completa.

Visibilidade

A participação no encontro foi também uma oportunidade de articulação e de divulgação para a Fundep. Foram distribuídos materiais institucionais e a gerente teve oportunidade de apresentar a Fundação para representantes de importantes órgãos e instituições dos oito países participantes. “A Fundep conseguiu uma visibilidade internacional. Levei peças referentes ao Financiar e o sistema despertou grande interesse dos presentes, que quiseram conhecer melhor a ferramenta e obter mais informações”, finaliza Isabela.

Durante o encontro, a gerente da Fundep reuniu-se com cada um dos grupos envolvidos para conhecer as diferentes necessidades do projeto. Os dados colhidos vão orientar os trabalhos seguintes e auxiliar a execução das atividades.

Com iniciativas como essa, a Fundep ganha, cada vez mais, espaço e caminha para se tornar referência em gestão de projetos não só no Brasil, mas em toda a América Latina.