Fundep

Visibilidade ampliada

Postado em Notícias da Fundep

Por dia, estima-se que 15 mil pessoas tenham participado da 62ª Reunião Anual da SBPC, realizada entre 25 e 30 de julho, em Natal (RN). Entre eles estavam pesquisadores, representantes de instituições de ensino, de órgãos governamentais e de agências de fomento – públicos com os quais a Fundep busca sempre manter um relacionamento próximo.

“Além de fortalecer nosso posicionamento institucional, a Reunião foi espaço para consolidar novos canais de atuação para a Gerência de Negócios, possibilitando o estreitamento de laços e a criação de oportunidades para futuros negócios e parcerias”, explica a analista de negócios Emanuela de Avelar São Pedro, uma das representantes da Fundação no evento.

Também participaram em nome da Fundep a gerente de Negócios, Anna Sophia Candiotto Pereira, e o analista de negócios Bruno Rafaelle do Monte. Marinha do Brasil, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Parque da Ciência (PA), Instituto Evandro Chagas e Intel Semicondutores Brazil foram algumas das organizações contatadas pela equipe no estande da Fundação.

Relacionamento cultivado

De acordo com Emanuela, a iniciativa favorece o amadurecimento dos vínculos entre as instituições, principalmente, com os antigos parceiros, como a Marinha e o INPA, e, por isso, tem caráter contínuo. “Trouxemos importantes informações e conhecimentos ligados ao negócio, que podem ser estratégicos para o trabalho da Fundep e sua inserção em outros cenários”, acredita.

Segundo ela, o Sistema Financiar – ferramenta de busca e distribuição de informações sobre possibilidades de financiamento nacionais e internacionais em todas as áreas do conhecimento – mostrou-se como um dos principais atrativos para os visitantes do estande. A divulgação contemplou, ainda, dados sobre a Fundação e seu histórico de atividades.

Conforme a gerente de Negócios, Anna Sophia, agendas com novos clientes já foram programadas. “É a situação da Intel, que será recebida na Fundep na semana de 16 de agosto. Outras demandas identificadas estão sendo contactadas para viabilizar negócios para a Fundação”.

O evento

A programação sênior (científica) registrou 11.268 inscritos, procedentes de 625 cidades, do Distrito Federal e todos os estados. Com a participação de 700 conferencistas, foram promovidas 72 conferências, 61 mesas-redondas e 26 simpósios, que contaram com a participação dos reitores da UFMG professores Clélio Campolina (gestão 2010-2014) e Ronaldo Pena (gestão 2006-2010).

Mais de cinco mil trabalhos científicos e de experiências ou práticas de ensino-aprendizagem foram apresentados durante a semana. A 62ª Reunião Anual contou, ainda, com 2.979 inscritos em 62 minicursos.

Outras 137 atividades compuseram a SBPC Jovem, que reuniu, ao longo dos seis dias, 10.649 pessoas, entre jovens do ensino básico, educadores e visitantes. Já a ExpoT&C recebeu diariamente aproximadamente seis mil pessoas.