Fundep

Programa de aceleração de startups Lemonade divulga vencedores e leva uma equipe à Israel

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação
Programa de aceleração de startups Lemonade revela projetos que ganharão investimentos e oportunidade de desenvolvimento em um dos centros de inovação mais renomados do mundo, em Israel 11ª edição será realizada no interior mineiro, com o foco no agrotech, e já tem inscrições abertas

Transformar ideias em negócios de alto impacto e desenvolver empreendedores com propósito. Essa é a missão do Lemonade, um dos principais programas de aceleração de startups em estágio inicial do Brasil.

Promovido pela Fundep – Fundação de Apoio à Pesquisa – e pela Fundepar – empresa de investimentos da Fundep –, o programa é apoiado, também, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes), FAPEMIG, Sebrae-MG. A iniciativa completa três anos de fomento ao ecossistema de empreendedorismo e inovação, conectando ciência, tecnologia e mercado. “O Lemonade é a realização do sonho de várias pessoas que acreditam na transformação do nosso país pela inovação”, afirma Ramon Azevedo, CEO da Fundepar. “Nesta jornada, o programa participou da formação de 1.098 empreendedores, totalizando 307 startups que praticaram sua metodologia, dezenas de empresas investidas e muito PIB sendo gerado.”

10ª edição concluída e embarque à nação das startups, Israel

Na 10º edição do programa, foram 40 equipes selecionadas nas vertentes de Internet of Things, Fintech, Information, Communication and Technology e Healthcare. Após 10 semanas de imersão, em que os participantes contaram com orientações de mentores conceituados, interagiram com universidades e usufruíram de um coworking exclusivo, 15 equipes seguiram na formação. No dia 5 de junho, foi realizado o demoday para revelar as startups vencedoras.

Para comemorar dez edições de programa, o Lemonade firmou parceria com o MedTech Raanana Innovation Center, renomado centro de inovação situado em Israel, país que tem um dos mais ricos polos de ciência, tecnologia e empreendedorismo do mundo. A oportunidade de prototipar seu produto no MedTech será da startup Insert Care, que desenvolve tecnologias eficazes para o tratamento prolongado de doenças oculares, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Clique aqui e saiba mais sobre o ecossistema de Israel, na imersão que a Fundep e Fundepar participaram para transformar a inovação de Minas Gerais.

A vencedora da edição foi a startup Drop Engenharia, que receberá investimento da Fundepar. Seu projeto consiste em um Veículo Autônomo Não Tripulado capaz otimizar tempo de pulverização e diminuir as perdas no processo do produtor.

Também foram destaques do Lemonade 10, as startups: Influenzer: um Software as a Service SaaS que utiliza as redes sociais para gerar novas formas de engajamento com empresas; UP data: plataforma online e gratuita para auxiliar jovens na escolha do curso superior; Cliente Fiel: criação de aplicativos e sites personalizados para lojas, oferecendo diversas funções para trabalhar delivery, fidelidade e relacionamento com os clientes.

A 10ª edição do Lemonade contou com a co-realização, também, Simi e da Techmall.

Clique aqui e saiba mais sobre as startups finalistas e vencedoras.

No demoday do Lemondade 10, o presidente da Fundep, professor Alfredo Gontijo de Oliveira, destacou a jornada da iniciativa e o reflexo desse fomento à inovação e empreendedorismo dentro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma das grandes apoiadoras do programa: “O que o Lemonade promove é algo fantástico! Esta atuação impacta a UFMG, e, também, promove a oportunidade de os empreendedores serem impactados por uma das principais universidades do país”.

Na oportunidade, o Subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Leonardo Dias, também parceiro do Lemonade, destacou a grandeza do ecossistema de inovação do Estado: “Contamos com universidades, fundações de pesquisa e programas de startups excelentes, os melhores do país. E temos empreendedores de muito sucesso que vão alavancar ainda mais a economia e a inovação mineira”.

 

Próxima edição – Lemonade Ultra

A 11ª edição do Lemonade será realizada simultaneamente em quatro cidades de Minas Gerais: Juiz de Fora, Lavras, Uberaba e Viçosa. Levando em consideração as atividades agropecuárias dessas localidades, essa edição visa desenvolver empreendedores e startups que apresentem, principalmente, soluções tecnológicas relacionadas a energias renováveis, ferramentas sustentáveis que contribuam para a diminuição da emissão de poluentes, infraestrutura inovadora para transporte e escoamento. Inscrições até 17 de junho. Mais informações: www.programalemonade.com/lemonadeultra