Fundep

Últimos dias de inscrições para o hackathon do Hospital Risoleta Neves

Postado em Lemonade

Com o objetivo de promover melhorias no Bloco Cirúrgico, o Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) anuncia o Hackabloco Risoleta. Inspirado no “hackathon” – termo conhecido para maratonas de geração de ideias e soluções eficazes –, o projeto é uma dinâmica de inovação aberta, em que grupos participam de uma imersão com o desafio de desenvolver propostas para a logística da rotina do Bloco Cirúrgico do HRTN.

Inscrições para seleção até o dia 10 de março no Sympla.

Mais informações: www.programalemonade.com.br/hackablocorisoleta

O evento, organizado em parceria com o Lemonade, programa de aceleração de starups em estágio inicial da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fundep), acontece dias 16 e 17 de março, na sede da Fundep, na UFMG campus Pampulha.

Participação e metodologia

O Hackabloco Risoleta é voltado a pessoas de todas as áreas do conhecimento interessadas em inovar na área da saúde. No desafio, os participantes formarão grupos com diferentes perfis profissionais para um final de semana de imersão.

“A expectativa é encontrarmos soluções para reduzir os cancelamentos cirúrgicos, minimizar as suas consequências sobre a produção global e ampliar a satisfação dos usuários”, explica a profª. Alzira Jorge, diretora do HRTN.

“A metodologia estará centrada em dois tópicos principais: mercado e produto. Vamos contextualizar o mercado, onde a solução se encaixa dentro do fluxo de uma cadeia de valor e posteriormente o modelo de entrega da solução para o mercado”, diz Rayza Resende, coordenadora de projetos do Lemonade. A dinâmica conta com mentores, palestrantes, facilitadores e profissionais referências nos temas.

Além de agregar na formação, experiência e networking, a equipe classificada em primeiro lugar será premiada com cinco mil reais.

Pré-inscrição e edital

Neste primeiro momento, os interessados devem realizar uma pré-inscrição, que pode ser feita por equipe (de 3 a 5 membros, com variadas expertises) ou de forma individual para integrar um grupo durante o evento. No cadastro, os participantes individuais devem optar por “Tenho uma ideia” ou por um dos campos de habilidade: Gestão; Programação/designer; Saúde; e Comunicação/Humanas.

A participação no evento é gratuita. As pré-inscrições estão abertas até 10 de março no Sympla.

Sobre o Hospital Risoleta Tolentino Neves

O HRTN é administrado pela UFMG, por meio da Fundep, e possui 340 leitos distribuídos entre Pronto Socorro, CTI, enfermarias clínicas, cirúrgicas e maternidade.  O hospital integra a Grade de Urgência e Emergência de BH e eixo norte da Região Metropolitana. O atendimento é 100% SUS.

O Bloco Cirúrgico é a unidade central da Linha do Cuidado Cirúrgico, que atende pacientes com patologias cirúrgicas traumáticas e não traumáticas nas especialidades de Ortopedia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica, Neurocirurgia, Ginecologia e Anestesiologia. Funciona em regime de plantão, 24 horas por dia, para casos de urgência e emergência.