Fundep

Fundep e UFOP: nova parceria para apoio aos projetos de pesquisa, ensino e inovação

Postado em Notícias da Fundep
UFOP

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) agora conta com a Fundep como uma de suas Fundações de Apoio. Em busca de mais parceiros, a UFOP recebeu a indicação da Fundep pelo Ministérios da Educação (MEC), na perspectiva de contar com apoio em gestão eficiente de projetos; captação de recursos e oportunidades; e iniciativas de inovação.

Ao longo do mês de fevereiro de 2019, representantes da UFOP, Reitora e pró-reitores, receberam a equipe e diretoria da Fundep em Ouro Preto e, também, vieram à Belo Horizonte conhecer de perto a estrutura de atendimento da Fundação e alguns projetos parceiros, como o BiotechTown, centro de bionegócios pioneiro no Brasil, e o Centro de Microscopia da UFMG.

Com a autorização para o apoio concedida pelo Grupo de Apoio Técnico (GAT), formado por representantes dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia & Inovação (MCTI), a parceria foi formalizada. “A Fundação apresenta uma larga experiência na gestão administrativo-financeira de projetos de ensino, pesquisa e extensão e inovação tecnológica, além de outras atividades como gestão de concursos públicos, processos seletivos, dentre outros. Esta parceria UFOP-Fundep trará contribuições importantes para a comunidade acadêmica, para o desenvolvimento institucional, e em especial, para o desenvolvimento da sociedade local e regional da Universidade”, Reitora da UFOP, professora Cláudia Aparecida Marliére de Lima.

“Atuar com uma das principais universidades de Minas, repleta de história, conhecimento, patrimônio e cultura do Estado é motivo de orgulho e reconhecimento para a Fundep”, diz Patrícia Accacio, gerente de projetos da Fundação, explicando que a Fundep realizará a gestão ampliada de projetos de pesquisa, ensino, inovação e também apoio institucional à Reitoria da UFOP. “Nossa missão é gerar soluções e oportunidades para otimizar os propósitos dos docentes, pesquisadores e empreendedores acadêmicos para o desenvolvimento nos sistemas da ciência, tecnologia e educação”.

UFOP

Produzir e disseminar o conhecimento científico, tecnológico, social, cultural, patrimonial e ambiental e contribuir para a formação do sujeito como profissional ético, crítico-reflexivo, criativo, empreendedor, humanista e agente de mudança na construção de uma sociedade justa, desenvolvida socioeconomicamente, soberana e democrática. Esses são os objetivos da Universidade Federal de Ouro Preto, que tem sede em três cidades mineiras – Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.

Com atuação em todas as grandes áreas do conhecimento em nível de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e inovação, a instituição busca, especialmente por meio da extensão, desenvolver atividades afins com seus diversos públicos, priorizando o diálogo da universidade com a sociedade e fortalecendo atividades culturais e artísticas.

Saiba mais sobre a UFOP:

 

Crédito: Vídeo institucional disponível no site: www.ufop.br