Fundep

UFMG e PBH assinam parceira para promover BH como polo de tecnologia e inovação

Postado em UFMG
Parceria foi assinada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de BH e pela reitora da UFMG

A UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte assinaram, no dia 7/11/2018, um acordo para trabalharem juntas na transformação da capital mineira em um polo de tecnologia e inovação. A parceria vem, segundo a PBH, com o objetivo de unir esforços para a realização de ações de promoção da cidade e para prospecção internacional de centros de pesquisa e desenvolvimento interessados em se instalar em BH.

O termo de intenção foi assinado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato, e pela reitora da universidade, Sandra Regina Goulart Almeida. Estão previstas ações em segurança pública, inovação social, logística, áreas da saúde, biotecnologia, internet das coisas, smart cities, entre outros setores.

Um dos principais objetivos da parceria é atrair centros de desenvolvimento e pesquisa que podem ajudar no desenvolvimento econômico da capital, o que, nas palavras de Beato, consequentemente atrai talentos e a geração de tecnologia. “A UFMG é um grande repositório de talentos. Precisamos atrair mais. E essa parceria com a UFMG vem com esse propósito de unir esforços para promover Belo Horizonte como capital da inovação, como cidade atrativa para as empresas investirem em centros de pesquisas e desenvolvimento”, destaca o secretário.

Abertura a investimentos

Além de cidade inteligente e polo de inovação, a prefeitura realiza ações para posicionar Belo Horizonte como espaço atrativo para investidores, com um ecossistema propício para a criação, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias. Uma dessas ações é a Sala do Investidor de Belo Horizonte, que conta com uma equipe especializada em facilitar a entrada de investimento na cidade.

Para a reitora Sandra Goulart Almeida, esta é mais uma ação relevante em parceria com a Prefeitura. “Temos ações conjuntas muito bem-sucedidas na saúde e na educação, e agora vamos trabalhar pela inovação. É compromisso da Universidade participar do esforço em benefício da cidade”, afirmou.

A UFMG e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico farão prospecção de parceiros nacionais e internacionais para projetos de pesquisa e desenvolvimento, licenciamento de tecnologias, criação de ambientes promotores de inovação, compartilhamento de infraestrutura e capital intelectual, atração de centros de pesquisa do Brasil e do exterior.

Fonte: Hoje em Dia