Fundep

UFMG conquista prêmio de incentivo ao empreendedorismo universitário

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação
Imagem: Freepik

Universidade é a instituição de ensino superior mais influente do ecossistema brasileiro de inovação

A UFMG foi reconhecida, em 2017, como a instituição de ensino superior mais influente do ecossistema brasileiro no Startup Awards, considerado o Oscar das startups brasileiras. O anúncio foi feito nos dias 26 e 27 de outubro, em São Paulo, durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (Case), organizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Na ocasião, a Universidade foi representada pelo professor Márcio Bunte, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), e por Arthur Miranda, estudante da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). Bunte diz que a premiação representa o reconhecimento da UFMG como centro de incentivo ao empreendedorismo universitário. “Trata-se de uma nova maneira das empresas se organizarem e de pensar os desafios que a tecnologia apresenta”, afirma.

Entre as iniciativas, Bunte destaca a disciplina sobre empreendedorismo ofertada anualmente pelo DCC com apoio da comunidade San Pedro Valley. Além dela, outras ações estimulam a aproximação e a inserção do estudante no mercado. São os casos das 15 empresas juniores de diversas áreas espalhadas pelos campi, da atuação da Inova, incubadora de empresas de base tecnológica, que já incubou 82 empresas desde a sua criação, em 2003, e das cerca de 20 empresas fomentadas pelo Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC).

Para conferir as outras categorias e suas respectivas vencedoras ou mais informações sobre o evento, acesse o site do Startup Awards.

Assista ao vídeo da TV UFMG sobre o movimento empresa júnior:

 

Fundepar e Lemonade

Criada pela Fundep, a Fundepar desenvolve negócios inovadores, com alto potencial de crescimento, gerados a partir de projetos de alunos, professores e pesquisadores ligados à UFMG e outras Universidades e Centros de Pesquisa. Com investimentos financeiros e apoio à estruturação empresarial, a Fundepar colabora para a transferência de conhecimento e agrega valor ao processo produtivo nacional.

Uma das inciativas da Fundepar, o Lemonade é um programa de pré-aceleração de startups que tem como objetivo a transformação de ideias e tecnologias em negócios. Este ano, a nona edição do Lemonade foi uma homenagem aos 90 anos da UFMG e incentivou o desenvolvimento de modelos de negócios voltados para tecnologias do futuro, como biotec, novos materiais, machine learning, IoT (internet das coisas) e data analytics. Acesse o site da Fundepar e saiba mais sobre o Lemonade.