Fundep

Testemunha da história

Postado em Notícias da Fundep

“Um projeto de restauração significa recuperar o potencial de leitura da obra de arte e a sua capacidade de transmitir valores ao longo dos tempos. No caso da arquitetura, restaurar significa, ainda, recuperar o potencial de uso dos edifícios, corrigindo patologias construtivas e problemas estruturais que venham a comprometer a estabilidade da construção ou que causem problemas quanto ao seu uso adequado.” É a partir desse conceito, apresentado pelo professor Flávio Carsalade, da Escola de Arquitetura da UFMG, que está sendo desenvolvido o projeto de reconstituição da Igreja Nossa Senhora da Piedade, localizada no distrito de Piedade do Paraopeba, em Brumadinho, Minas Gerais.

Segundo o professor, trata-se de um importante trabalho, que agrega mais valor à Região da Serra da Moeda, que foi o primeiro caminho para a rota do ouro de Sabará. “A Igreja de Piedade, embora muito descaracterizada, é ainda testemunha desse momento da história de Minas e encontra-se em local de grande beleza cênica e expressão turística, rumo ao Museu de Inhotim”, esclarece.

A Igreja, que completou 300 anos em 2013, não apresenta uma constituição física datada de um único período histórico e, sim, o resultado de intervenções profundas realizadas ao longo do tempo, o que torna o processo de restauração ainda mais complexo.

Parceira do patrimônio

A Fundep é parceira da iniciativa. “A Fundação realiza toda a gestão administrativo-financeira. O nível de especificidade exige que o projeto seja contemplado em múltiplos aspectos. Daí a participação de várias unidades da UFMG no projeto, como as Escolas de Arquitetura e Engenharia e as Faculdades de Ciências Econômicas (Face) e de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich)”, informa Carina Maris de Souza, da Gerência de Atendimento a Projetos (GAP) II.

Na visão do professor Flávio Carsalade, “a Fundep ajuda a viabilizar um trabalho que não se traduz em uma atividade técnica corriqueira na prática profissional, mas envolve uma inédita pesquisa de metodologias e procedimentos teóricos inovadores”.

A restauração da Matriz integra um conjunto de serviços prestados pela Fundep ao município de Brumadinho. Dentre eles, a revisão do Plano Diretor. Além disso, outras demandas foram identificadas pela equipe da Gerência de Captação de Projetos (GCP), estendendo a atuação da Fundação em trabalhos relacionados, por exemplo, à área da Educação da cidade. “Conseguimos perceber novas necessidades e pensar no atendimento ao município de uma forma mais ampla”, revela Magali Oliveira, da GCP.