Fundep

Técnicas de criomicroscopia serão abordadas em evento na UFMG

Postado em Eventos C,T&I

Métodos que possibilitam a obtenção de imagens tridimensionais e de resolução quase atômica de células, organelas, complexos de proteínas e até mesmo de moléculas individuais, as criotécnicas serão objeto de workshop no campus Pampulha, de 3 a 7 de dezembro.

Patrocinado pelo Centro de Microscopia da UFMG, o evento terá três dias de sessões práticas, coordenadas por Roland Fleck, Gema Viscay-Barrena e Corey Hecksel (Reino Unido), Johanna Höög (Suécia) e Bruno Humbel (Japão), para 18 participantes selecionados.

Nos dias 6 e 7, haverá palestras, abertas a todos os inscritos. Interessados em participar das sessões práticas devem preencher e enviar formulário de seleção de pré-inscrição, disponível no site do evento.

Os organizadores do workshop Criotécnicas de microscopia eletrônica como ferramentas para elucidação de processos biológicos destacam a relevância da microscopia crioeletrônica, cujas técnicas têm sido crescentemente utilizadas, especialmente nos últimos cinco anos, em biologia básica, em medicina e no desenvolvimento de drogas. O Prêmio Nobel de Química de 2017 foi concedido a pesquisadores envolvidos no desenvolvimento das técnicas de criomicroscopia.

O objetivo do workshop é estimular o uso de criotécnicas em microscopia eletrônica na América do Sul.

Centro nacional multiusuário
As sessões práticas, que serão realizadas no Centro de Microscopia da UFMG, abordarão os temas mergulho livre, congelamento sob alta pressão, substituição por congelamento, crio-ultramicrotomia, fratura por congelamento e tomografia. As palestras, nos dias 6 e 7 de dezembro, abertas a todos os participantes cadastrados, serão realizadas no Auditório 104 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2). Entre os palestrantes convidados estão especialistas da China, da Suíça, da França e do Brasil.

Recentemente designado como Centro Nacional Multiusuário pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Centro de Microscopia da UFMG está em fase de abertura da sua infraestrutura específica de criotécnicas para a comunidade científica, depois de ter feito grandes investimentos na aquisição de equipamentos e em treinamento de pessoal especializado. O evento com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

 

 

Fonte: com informações da UFMG