Fundep

Competição que une empreendedorismo e inovação prorroga inscrições até 2 de setembro

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Uma ideia inovadora, entusiasmo e determinação. São esses os requisitos para participar da maior competição entre startups do país, o Startup Show. O jogo é simples: 27 startups serão escolhidas por um corpo de jurados, que conta com a participação do público e do Watson – plataforma de inteligência artificial na nuvem da IBM (que usará uma base de dados para indicar quais projetos têm mais chance de sucesso). As etapas serão gravadas em formato de websérie e todos os episódios, até a grande final em novembro, serão veiculados no portal do programa, no YouTube e, também, nas redes da Fundep.

Convite à inovação

Tem uma startup ou uma ideia de negócio? Para participar da disputa é fácil e grátis. Basta, somente, preencher um formulário com informações básicas no site do programa e publicar dois vídeos curtos, de até dois minutos cada. Um deles deve ser um minidoc sobre o participante. O outro, um pitch (apresentação oral) defendendo a ideia. No portal do Startup Show, os interessados encontram vídeos com exemplos e orientações na área de tutorial. As inscrições foram prorrogadas até 2 de setembro.

 

 

Vantagens

As vantagens da disputa não se resumem ao prêmio final: as startups vão concorrer a uma viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos, com uma programação especial de visitas preparada pelos organizadores de acordo com o perfil do empreendimento vencedor.

Todos os inscritos já ganham o acesso para uma avaliação pela ferramenta digital Free Valorize (que nada mais é que a valoração do projeto – etapa importante de qualquer empreendimento digital e que representa custos elevados para uma startup).

As equipes selecionadas contarão com a mentoria e feedback dos jurados durante as etapas do programa. Entre eles há diretores de inovação de multinacionais, CEOs de startups de sucesso e grandes investidores. Confira no portal a relação completa dos jurados.

“Nossa intenção é incentivar o surgimento de novos projetos digitais e acompanhá-los desde o nascimento até sua formatação, unindo ferramentas avançadas de tecnologia e inteligência artificial à experiência dos jurados, que atuarão como mentores. Isso tudo em uma competição vibrante, com vídeos que vão ajudar os espectadores que também têm ideias de inovação a encontrar caminhos”, diz Leo Soltz, idealizador e apresentador do Startup Show.

Fundep parceira

Como instituição que realiza a conexão entre academia e mercado, a Fundep possui sua agência de investimentos em negócios emergentes – a Fundepar – e o programa de aceleração de startups em estágio inicial – o Lemonade. Acreditando nas potencialidades do ecossistema de inovação do Brasil, a Fundação está apoiando o Startup Show, uma oportunidade que amplia o conhecimento sobre empreendedorismo e tecnologia e propicia a geração de ideias de alto impacto.

Ao longo do programa, a Fundep vai participar de um episódio por semana, indicando porta-vozes institucionais e também pesquisadores parceiros para compartilharem assuntos aderentes às práticas inovadoras. Clique aqui e saiba mais sobre o Startup Show.

Startup Show

O Startup Show tem o patrocínio da IBM, da AeC, da Robbyson (plataforma de soluções tecnológicas que aplica a lógica dos games na gestão de negócios), e da Eu Saúde (plataforma de promoção da saúde e do bem-estar). Além da Fundep, também apoiam a Copa Airlines, Free Valorize, Endeavor, Startse, ABStartups, Startupi, Sucesu Nacional, Indrop, Orbi, Raja Ventures, Ideia Comunicação, JChebly, Atmosphera, 10K Startups, Fundep, FCJ Participações/Semear, Techmall, Pequenas Empresas Grandes Negõcios, Cityworking, Instituto SIM, ABRH MG, Sebrae, Ideia Comunicação e eMotion Studios. A realização é das sócias Fill the Blank e i-9.