Fundep

SibratecNANO divulga resultado do 8º ciclo de avaliações

Postado em Inovação
O SibratecNANO é executado pela Fundep

Com recurso do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e execução da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), o Programa SibratecNANO – que articula e financia projetos cooperativos entre empresas e ICTs que compõem o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO), também vinculado ao Governo Federal – divulgou nesta semana o resultado do projeto aprovado do 8º ciclo de avaliações. É o Fabns Fábrica de Nanosoluções e Participações, associado ao Laboratório Associado de Nanotecnologia  (LANANO – UFMG).

O programa cria oportunidades de apoio ao desenvolvimento tecnológico e ao potencial inovador de empreendimentos nacionais de todos os portes, especialmente as microempresas, por meio de soluções nanotecnológicas. Nesse ciclo foram enquadrados quatro projetos, em novembro de 2020.

Avaliação

A avaliação de projetos é realizada em duas etapas: enquadramento e avaliação. Na etapa de enquadramento, são validados todos os documentos submetidos, bem como sua adesão aos formatos exigidos e regras adotadas para alocação de recursos. A fase de enquadramento tratará ainda dos itens eliminatórios: a qualidade do orçamento, o nível de maturidade tecnológica (TRL) da proposta e a adesão da proposta à temática da rede. Apenas as empresas que tiverem seus projetos enquadrados e aprovados seguirão para a próxima fase. A 2ª fase consiste na avaliação da proposta pelos Núcleos de Coordenação específicos. Após ser submetido ao Núcleo de Coordenação da Rede desejada, o projeto de inovação será analisado quanto aos aspectos técnico, jurídico e financeiro.

Fonte: Portal SibratecNANO