Fundep

Fundep no Rota 2030: conexão para o codesenvolvimento do setor automotivo

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

A Fundep foi aprovada pelo Conselho Gestor do Rota 2030 – programa que estimula o desenvolvimento de inovações no setor automotivo – como coordenadora de duas linhas da iniciativa:

Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, que objetiva a integração da indústria automotiva nacional às cadeias globais de valor, focando no fortalecimento da cadeia ferramental e no desenvolvimento da cadeia produtiva.

Informações completas sobre a linha IV neste link.

• Os aportes no Programa Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas deverão ser realizados na conta: Banco do Brasil (001) / Agência: 1615-2 / Conta: 960.026-4 / Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep / CNPJ: 18.720.938/0001-41.

 

Biocombustíveis, Propulsão e Segurança Veicular, que objetiva oferecer ao mercado opções de eletrificação do powertrain veicular com alta eficiência energética; biocombustíveis para a redução da emissão dos gases de efeito estufa; e melhoria da segurança veicular.

Informações completas sobre a linha V neste link.

• Os aportes no Programa Desenvolvimento de Tecnologias em Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão deverão ser realizados na conta:  Banco do Brasil (001) / Agência: 1615-2 / Conta: 960.024-8 / Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep / CNPJ: 18.720.938/0001-41.

 

Os passos para se conectar com as linhas coordenadas pela Fundep e codesenvolver soluções para o setor automotivo são:

 

As empresas que desejam se credenciar nessas linhas devem preencher o formulário de interesse, CLICANDO AQUI.

SOBRE O ROTA 2030

O Programa Rota 2030 é uma iniciativa do Governo Federal para estimular o investimento e o fortalecimento das empresas brasileiras do setor automotivo por meio do desenvolvimento e da aplicação de novas tecnologias.

Com metas mensuráveis, o Programa conduzirá os participantes em ciclos de adaptação aos novos instrumentos, estímulo para a programação dos investimentos e reorientação para os próximos passos. Assim, a iniciativa abre um cenário de oportunidades para as empresas do setor investirem no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias, consolidando um modelo fabril competitivo e inserido na produção global de veículos automotores.

Podem participar:

– Empresas da cadeia automobilística;

– Empresas de setores de aços e derivados, máquinas e equipamentos, materiais eletrônicos, produtos de metal e artigos de borracha e plástico;

– Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).

Clique aqui e acesse a página oficial do Governo Federal sobre o Programa Rota 2030.

 

Benefícios

– Isenção fiscal mínima de 10,2% do valor dispendido em projetos de P&D, podendo alcançar a taxa de 15,3% quando estes dispêndios forem aderentes a critérios estratégicos do Programa;

– Redução de IPI para empresas que comercializam veículos leves;

– Redução de até 2% do IPI para veículos que atendam aos requisitos específicos de eficiência energética e desempenho estrutural associado a tecnologias assistivas à direção;

– Redução de 3% (no mínimo) na alíquota de IPI para veículos híbridos equipados com motor que utilize alternativa ou simultaneamente gasolina e álcool (flexible fuel engine);

– Previsão de créditos presumidos de IPI da seguinte forma: geração de créditos de até 30% sobre ferramentaria e insumos estratégicos; 1% sobre investimentos em P&D; 1% sobre os investimentos em Engenharia, Tecnologia Industrial Básica e Capacitação de fornecedores.

 

SOBRE AS LINHAS COORDENADAS PELA FUNDEP

Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas

Tem como diretriz a criação de uma plataforma para o desenvolvimento da cadeia produtiva envolvendo programas de empreendedorismo, formação de gestores aptos a internacionalizar as empresas e um programa de certificação internacional das ferramentarias, além da instalação e operação de estruturas complementares de pesquisa capazes de simular condições reais em ferramentarias.

Biocombustíveis, Propulsão e Segurança Veicular

Tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento. O objetivo é promover o desenvolvimento da indústria nacional, oferecer menor custo ao consumidor, reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e garantir a melhoria da segurança veicular.

ATUAÇÃO FUNDEP

Como coordenadora das duas linhas citadas, a Fundep é a instituição responsável pela captação de recursos junto às empresas, pela abertura de conta específica para os Programas Prioritários, pela estruturação de procedimentos financeiros para receber os recursos, pelo acompanhamento da execução dos projetos e pela gestão administrativa.

Clique aqui e confira nossa agenda de workshops pelo Brasil sobre o Rota 2030. Todos os eventos serão realizados das 9h às 17h.

 

Conecte-se conosco

A Fundep está à disposição para prestar mais informações e sanar dúvidas sobre o Programa Rota 2030. Entre em contato e conecte-se conosco: envie um e-mail para rota2030@fundep.ufmg.br ou preencha o formulário a seguir.