Fundep

Realidade de brinquedo

Postado em Notícias da Fundep

Referência em projetos inovadores, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) tem realizado diversas iniciativas utilizando scanner 3D, sistemas de captura e prototipagem de modelos humanos.

Em dezembro, o programa Fantástico exibiu cenas gravadas no laboratório do Instituto, mostrando uma das ações desenvolvidas na área de Desenho Industrial. Na reportagem, a tecnologia do INT capturou, por meio do scanner, as características físicas dos pais de duas crianças e, após passar pelo processo, os transformou em bonecos, surpreendendo os pequenos na loja de brinquedos. Clique aqui e confira a matéria.

APOIO NA PROPOSTA

A Fundep possui autorização para apoiar o INT em suas atividades. Assim, o Instituto pode contar com toda prestação de serviços da gestão administrativo-financeira da Fundação em seus projetos.

Uma das ações que está sendo gerenciada utiliza a tecnologia similar à exibida na matéria do Fantástico. O projeto visa realizar o escaneamento tridimensional do rosto e do corpo de atores da Globo, atendendo à demanda da rede de televisão.

“A Fundep recebeu o pedido do INT para desenvolver a proposta desse trabalho para a Rede Globo no final de dezembro. Havia muita urgência de retorno e em dois dias, tempo recorde, conseguimos tramitar os documentos internamente e encaminhar a proposta e o contrato assinado”, conta Raphael Moysés Simões Ladeia, da Gerência de Captação de Projetos (GCP). Segundo ele, a interação das equipes da Fundação, que se mobilizaram para viabilizar essa solicitação em curto prazo, foi fundamental. “Além da GCP, contamos com o apoio imediato da Gerência de Atendimento a Projetos Externos (GAP Epex), da Assessoria Jurídica (AJ) e também da Presidência.”

Por confidencialidade contratual, os nomes dos profissionais da Globo, o objetivo da iniciativa e outras informações não podem ser divulgadas.