Fundep

Proximidade entre os pares

Postado em Notícias da Fundep

Aproximar as entidades em torno de procedimentos comuns e da busca pela melhoria da gestão de projetos. Esse foi o objetivo principal do II Encontro Norte-Nordeste de Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Ennfaies), realizado nos dias 9 e 10 de junho, em Belém (PA).

Esse encontro regional é promovido anualmente. A cada edição são escolhidos temas que fazem parte da rotina das Fundações na expectativa de que troquem experiências, boas práticas e esclareçam dúvidas sobre novos procedimentos exigidos pelos órgãos fiscalizadores.

Participação e temas abordados

O evento contou com representantes do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), de diversas fundações do país, da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Procuradoria da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Entre as discussões apresentadas no encontro, destacam-se: o Marco Legal e os avanços a serem alcançados pela Ciência, Tecnologia e Inovação; as perspectivas das instituições diante dessa Lei; a captação de projetos por meio de estratégia de comunicação na Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (Uniselva); a utilização de sistema de custeio na Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa de São Paulo (Fadesp) e as formas de composição dos custos operacionais e a aceitação das Instituições Federais de Ensino Superior e dos órgãos de controle. Em breve as palestras serão disponibilizadas neste link, no site do evento.

Fundep presente

A Fundação marcou presença no encontro da regional Norte-Nordeste. O assessor jurídico da Fundep, Bruno Teatini, ministrou palestra sobre a legislação aplicada para recursos privados administrados pelas fundações. O professor Alfredo Gontigo de Oliveira, presidente da Fundep, também participou do evento.

Vem aí: Confies 2016 em BH

Na oportunidade do encontro, o presidente da Fundep e o diretor da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), de Viçosa, professor Luis Eduardo Dias, reforçaram o convite para o 34º Encontro Nacional do Confies, a ser realizado, de 22 a 25 de novembro, em Belo Horizonte.