Fundep

Projeto da UFMG é destaque na IAI

Postado em Notícias da Fundep

Resultados do estudo sobre o mecanismo de reconhecimento – pelas células do sistema imunológico do hospedeiro – da bactéria Mycobacterium avium foram divulgados, em destaque, pela revista Infection and Immunity (IAI), da Sociedade Norte-americana de Microbiologia. O trabalho é coordenado pelo professor Sérgio Costa Oliveira, do Departamento de Bioquímica do ICB, atual presidente do Conselho Curador da Fundep.

Inédita em sua área, a pesquisa mostra como o receptor nas células imunes reconhece especificamente o DNA do bacilo e o impacto desse reconhecimento no processo infeccioso. Devido a semelhanças entre a bactéria da tuberculose e a Mycobacterium avium, o bacilo serve como modelo para estudo da doença, que acomete anualmente cerca de nove milhões de pessoas no mundo. Os novos conhecimentos podem ser utilizados para desenvolver terapias preventivas.

O artigo publicado tem como primeira autora a doutoranda Natália B. Carvalho e autor principal o professor Sérgio Costa Oliveira. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o projeto “Avaliação do papel dos receptores TLR9 e NOD2 da imunidade inata no controle da infecção causada pelo Mycobacterium Avium” contou com a gestão administrativo-financeira da Fundep, responsável pela compra de material de consumo nacional e importação de equipamento.

Confira aqui matéria do Boletim UFMG sobre o tema.
Leia, ainda, o conteúdo divulgado no G1.