Fundep

Projeto Brumadinho UFMG lança primeira chamada para seleção de projetos

Postado em Editais
Vista aérea de região atingida pelo desastre de Brumadinho – Presidência da República / Divulgação
Objetivo é financiar plataforma online que dará acesso a informações, documentos e processos judiciais em curso sobre o desastre

Lançada a primeira chamada pública do projeto de extensão Brumadinho UFMG para auxiliar a 6ª Vara da Fazenda Pública de Belo Horizonte a identificar e avaliar os impactos decorrentes do rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em janeiro deste ano.

A chamada inaugural visa à seleção de propostas para o financiamento de uma plataforma interativa e online. A ferramenta vai permitir o acesso a informações e documentos referentes ao desastre e aos processos judiciais em curso.

A plataforma possibilitará o acesso ao andamento dos trabalhos do Comitê Técnico Científico (CTC), grupo formado por professores e pesquisadores de diversas áreas da UFMG que coordena as ações de avaliação dos impactos e de recuperação das áreas afetadas pelo rompimento da barragem.

A chamada é aberta para professores e pesquisadores da UFMG. É permitida a parceria com pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa, que podem integrar a equipe executora.

Submissão e prazo

As propostas devem ser enviadas pelo e-mail projetobrumadinhoufmg@ufmg.br.

O prazo termina no dia 17 de novembro.

Cronograma

De acordo com o cronograma da chamada, o resultado preliminar será divulgado até 18 de novembro, e a interposição de recursos pode ser feita até o dia seguinte (19/11). O resultado final será conhecido até o dia 20/11.

Próximas chamadas

O projeto UFMG Brumadinho lançará, até dezembro, outras nove chamadas sobre os seguintes temas:

1) Mapeamento de área (uso e cobertura do solo);

2) Caracterização da população atingida (registro de informações para caracterizar a população dos municípios atingidos);

3) Coleta de amostras da ictiofauna (captura de exemplares);

4) Coleta de amostras fauna e animais domésticos (captura de exemplares de animais silvestres, amostras biológicas provenientes de animais silvestres e domésticos encontrados mortos, coleta de amostras biológicas provenientes de animais domésticos residentes nas comunidades e propriedades rurais);

5) Coleta de amostras de solo e de rejeitos (coleta de amostras de solos e rejeito na bacia do Rio Paraopeba);

6) Coleta de amostras de sedimentos (coleta de amostras de sedimento da bacia do Rio Paraopeba);

7) Coleta de amostras de água subterrânea (coleta de amostras de água subterrânea, coleta de amostras de água superficial, determinações de microrganismos, determinação de compostos orgânicos, determinações de metais e metaloides em amostras de água subterrânea);

8) Coleta de amostras de água superficial (coleta e ensaios ecotoxicológicos em amostras de água superficial);

9) Coleta de amostras material particulado atmosférico.

Leia o resumo das próximas chamadas aqui.

Clique  e conheça o projeto UFMG Brumadinho.

Apoio Fundep

Como Fundação de Apoio e parceira da UFMG, a Fundep atuará na gestão do projeto, realizando o gerenciamento administrativo e financeiro, que contempla ações de compras e logística; administração de pessoal, assessoria jurídica, prestação de contas, monitoramento da execução do projeto, entre outras, de modo a contribuir para a agilidade, eficiência e otimização dos propósitos desta iniciativa.

Mais informações estão disponíveis no site da Proex.

Fonte: Portal UFMG