Fundep

Projeto Brumadinho UFMG lança novas chamadas para seleção de subprojetos em 2020

Postado em Projetos

O projeto de extensão Brumadinho UFMG lançou nesta quarta-feira, 20 de maio, chamadas para a seleção de subprojetos. O objetivo é selecionar 17 propostas com vistas à avaliação e reparação dos danos provocados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão.

As chamadas contemplam diversas áreas e têm como público preferencial pesquisadores e professores da UFMG. As propostas deverão conter a descrição das etapas e atividades de execução, sequência e cronograma, despesas, aquisição de equipamentos e serviços, programação de entrega de relatórios parciais, finais e a definição de indicadores de cumprimento de atividades e fases.

As propostas com seus documentos complementares deverão ser enviados para o e-mail projetobrumadinhoufmg@ufmg.br, de acordo com as condições e prazos exigidos em cada documento. Acesse as chamadas no site do projeto Brumadinho UFMG para saber mais.

Resultados das primeiras chamadas

Em novembro de 2019, foram lançadas as primeiras chamadas do projeto. A seleção envolveu subprojetos de identificação, mapeamento, coleta e análise de dados iniciais relacionados à tragédia, além da criação de uma plataforma interativa. Confira os resultados e documentos referentes às primeiras chamadas aqui.

O projeto

O projeto Brumadinho UFMG foi lançado em novembro de 2019. Ele tem como objetivo principal auxiliar o Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte com estudos e pesquisas que permitam identificar e avaliar os impactos decorrentes do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão.

Os objetivos específicos são: identificar e avaliar as necessidades emergenciais dos impactos socioeconômicos, ambientais, na saúde, na educação, nas estruturas urbanas, no patrimônio cultural material e imaterial e nas populações ribeirinhas, dentre outros impactos, em escala local, microrregional, mesorregional e regional; e apresentar as necessidades de recuperação e reconstrução em Relatório de Avaliação Consolidado e desenvolver Plano de Recuperação.

Apoio Fundep

Como Fundação de Apoio e parceira da UFMG, a Fundep atua na gestão do projeto, realizando o gerenciamento administrativo e financeiro, que contempla ações de compras e logística, administração de pessoal, assessoria jurídica, prestação de contas, monitoramento da execução do projeto, entre outras, de modo a contribuir para a agilidade, eficiência e otimização dos propósitos desta iniciativa.

A tragédia 

Em 25 de janeiro de 2019, a Barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho/Minas Gerais, se rompeu. O fato ocasionou o falecimento confirmado de 238 pessoas, além de uma série de consequências e impactos pessoais, sociais, ambientais, econômicos e em patrimônios de diversas naturezas por longa extensão territorial, em especial na Bacia do Rio Paraopeba. A Barragem I da Mina Córrego do Feijão tinha como finalidade a disposição de rejeitos provenientes da produção da mineradora Vale S.A.

Com informações do site da PROEX.