Fundep

Programa Outlab seleciona 25 laboratórios da UFMG para expandir suas soluções para a sociedade

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Quando os diversos atores que compõem o ecossistema nacional de inovação pensam no avanço do setor, os três principais desejos relacionam-se à redução da burocracia, à construção intersetorial e à aproximação entre classe científica e pequenas e médias empresas. É o que demonstra um estudo realizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

Respondendo este cenário, começa nesta semana o Programa Outlab – iniciativa pioneira que apoia equipes de laboratórios da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a expandir suas soluções para a sociedade, aprimorando áreas de negócios e conexões. A realização é uma parceria da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) com a Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG (PRPq UFMG).

Em pouco menos de um mês de lançamento, dezenas de inscrições foram realizadas e 25 laboratórios foram selecionados para a primeira edição do Programa. “Tornar as pesquisas científicas em produtos comercializáveis é um processo longo e envolve diversas etapas. O Outlab foi idealizado a partir da observação dos entraves nessa fase e a proposta é apoiar os laboratórios da UFMG no processo de extensão universitária”, explica o pesquisador e professor Alfredo Gontijo de Oliveira, presidente da Fundep.

Para o pró-reitor de pesquisa da UFMG, professor Mario Fernando Montenegro Campos, os resultados das pesquisas têm grande potencial de impacto para a sociedade. “A UFMG possui uma ampla e diversa infraestrutura laboratorial onde são conduzidas pesquisas na fronteira do conhecimento. Resultados dessas investigações científicas frequentemente apresentam grande potencial de se tornarem produtos ou serviços inovadores de expressivo impacto para a sociedade. Essa iniciativa inovadora em parceria com a Fundep tem exatamente esse objetivo: auxiliar os pesquisadores nessa tão necessária, mas desafiadora transposição”, explica.

 

O programa

Com duração de nove semanas, o Outlab contempla uma programação completa para a implementação de metodologias de vendas e a sensibilização para o potencial comercial dos laboratórios. O programa envolve o desenvolvimento de quatro áreas específicas: mercado, serviço, vendas e pós-vendas. A agenda conta com momentos de palestras, workshops, orientação individual com agentes de aceleração e mentorias, além das bancas para avaliação e feedback dos resultados.

“Por meio de imersão e prática, a iniciativa visa aguçar o desenvolvimento da inovação tecnológica no ambiente produtivo e a ascensão de valor na atividade econômica dos participantes, bem como incentivar o surgimento de casos de sucesso que tenham efeito demonstrativo e multiplicador, visando acessar recursos fundamentais para a manutenção e aprimoramento das atividades de ensino e pesquisa”, explica a coordenadora do Outlab, Rayza Resende.

 

Expertise em aceleração de negócios de alto impacto

Idealizado como o primeiro programa de aceleração de laboratórios do Brasil, o Outlab é baseado na expertise de mais de quatro anos em pré-aceleração, aceleração e atuação no ecossistema de inovação e empreendedorismo da Fundep e da equipe de execução do Outlab. Com isso, foram selecionados os melhores mentores de vendas e criada uma metodologia específica, baseada no funil de vendas e na realidade de cada iniciativa para garantir a prospecção ativa nos potenciais clientes.

O Outlab é uma realização da Fundep em parceria com a PRPq UFMG e conta com o patrocínio do Santander Universidades e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG (CTIT), Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), BiotechTown e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).

 

Lançamento oficial

Nesta quarta-feira, 3 de julho, o Outlab vai reunir organizadores, parceiros e participantes do Programa para conectar a rede de inovação tecnológica de Belo Horizonte. O evento será realizado no BH-TEC a partir das 16h – clique aqui para saber mais e fazer sua inscrição.

A programação para os laboratórios participantes inicia no dia 8 de julho no Campus UFMG Pampulha. Conheça os selecionados:

Centro de Tecnologia em Medicina Molecular

CT Vacinas

ESCALAB

GeotecLab

Grupo de Tecnologias Ambientais

Idea Real

INCT Midas

Laboratório de Angiogênese e Células-tronco

Laboratório de Bioengenharia – LABBIO

Laboratório de Conexões Intermidiáticas – LabCon

Laboratório de Controle de Qualidade

Laboratório de Cristalografia – LabCri

Laboratório de Diversidade Genética Humana – LDGH

Laboratório de Ensaios de Combustíveis – LEC

Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas – LEACH

Laboratório de Nanomateriais

Laboratório de Óleos e Biotecnologia

Laboratório de Sinalização

Laboratório Industrial Farmacêutico – NUCLEFAR

LabTerm

LIQBRA

NEDUCOM

NUPAD – Faculdade de Medicina

Smart Sense Laboratory

Synergia

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA
E-mail: comunicacao@fundep.ufmg.br
Telefone: (31) 3409-3152