Fundep

Pint of Science

Postado em Agenda

Está chegando a edição do Pint of Science 2018, evento realizado em diversos lugares do mundo, sempre no mês de maio. No Brasil, a primeira versão aconteceu em 2015, na cidade de São Carlos (SP). Ao longo dos anos o evento cresceu e, agora serão 21 países participantes.

Em Minas, o festival será realizado em 22 cidades. Em Belo Horizonte serão 15 encontros, cada um com um tema diferente, distribuídos em cinco bares da cidade durante os dias 14, 15 e 16 de maio.

No primeiro dia, 14 de maio, a partir das 19h, a Fundep estará presente na Villa Floriano Pizzaria, que receberá o tema “O fígado nosso de cada dia: doenças hepáticas e consumo de álcool”, com a participação dos pesquisadores Cristiano Lima e Gustavo Menezes. A conversa vai abordar como a ciência está trabalhado para entender o funcionamento do fígado, os avanços no diagnóstico e o tratamento das diversas doenças hepáticas.

Nos dias 15 e 16, terça e quarta-feira, a Fundação participa dos bate-papos no Filé Espeto & Cia. Os assuntos são importantes: na terça os pesquisadores Leonardo Diniz e Sidney Araújo vão falar sobre questões ambientais ligadas à astronomia, como poluição luminosa, mudanças climáticas e sustentabilidade do planeta; e na quarta, os pesquisadores Santuza Teixeira e Marco Silva abordarão a tecnologia CRISPR-Cas9, que pode alterar genes com precisão, abrindo um mundo de possibilidades genéticas.

O Pint of Science conta com o apoio da Fundep e da Fundepar e traz para a mesa do bar diversos pesquisadores e professores da UFMG.

 

Programação

Os eventos acontecem das 19h às 21h e os estabelecimentos participantes são:

Cantina do Lucas | Av. Augusto de Lima, 233 – Loja 18/19 – Centro

A Cafeteria MM Gerdau | Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade, s/n – Funcionários

Filé Espeto & Cia | Av. Fleming, 271 – Ouro Preto

Villa Floriano Pizzaria | – Av. do Contorno, 3277 – Santa Efigênia

Xico da Carne | Rua Dr. Júlio Otaviano Ferreira, 772 – Cidade Nova

 

Para mais informações sobre o Pint of Science 2018 acesse o link.