Fundep

Pesquisadores ilustres da UFMG são diplomados como membros da sociedade científica honorífica

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Seis professores da UFMG estão entre os membros da Ordem Nacional do Mérito Científico (ONMC). Na classe Comendador, foram admitidos Vasco Ariston de Carvalho Azevedo (área de Ciências agrárias), Ado Jorio de Vasconcelos (Ciências físicas) e Heloisa de Oliveira Beraldo (Ciências químicas).

Nivio Ziviani e Virginia Sampaio Teixeira Ciminelli (área de Ciências da Engenharia) e Marcos Assunção Pimenta (Ciências físicas) foram promovidos para a Classe Grã-Cruz. Os agraciados receberão insígnia e diploma referentes à condecoração.

A ONMC é uma ordem honorífica concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento das suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil. O título é concedido em duas categorias de condecoração: Grão-Cruz e Comendador.

As indicações de candidatos foram feitas em fevereiro passado, por instituições ligadas à ciência. Em abril, comissão técnica, formada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) reuniu-se no Rio de Janeiro para avaliar o mérito de todas as indicações e emitir um parecer para o Conselho da Ordem. A lista completa dos agraciados está na página da ABC.

Informações da Academia Brasileira de Ciências