Fundep

Pesquisa da UFMG ganha destaque em revista internacional

Postado em Notícias da Fundep

A pesquisa chamada de “Água de Ferro”, desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Medicina da UFMG, ganhou destaque na edição de dezembro de 2011 da revista Food and Nutrition Bulletin, produzida pela Universidade das Nações Unidas. A publicação é referência mundial em nutrição e segurança alimentar.

O estudo comprovou que a ingestão de água enriquecida com ferro e vitamina C é eficaz na redução dos casos de anemia ferropriva em crianças de 6 meses a 6 anos de idade. Entre 2005 e 2006, foram distribuídos, em 24 creches de Belo Horizonte, galões de água fortificada com ferro e vitamina C. Após cinco meses, foi constatado que os casos da doença caíram de 29,3 % para 7,9 % entre as 381 crianças examinadas. Além disso, o índice de crianças anêmicas de até dois anos caiu de 75% para 28% nas instituições acompanhadas pelo projeto.

Inovação e reconhecimento

De acordo com um dos coordenadores do projeto, Dr. Flávio Capanema, esse método possibilita combater a doença com um custo financeiro muito reduzido, por se tratar de programa populacional praticado em larga escala, que utiliza a água de consumo como veículo de fortificação, alinhado à política de enriquecimento de alimentos recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a redução da deficiência de ferro entre crianças. O projeto foi gerenciado pela Fundep e financiado por Furnas Centrais Energéticas.

“Esse reconhecimento internacional é muito importante, pois se trata de um estudo inovador que desenvolvemos em Minas Gerais”, diz Capanema, que também coordena o Núcleo de Inovações Tecnológicas e Propriedade Intelectual, da Gerência de Ensino e Pesquisa da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig).

Outra pesquisa mais recente, realizada também pela UFMG, em 2010, aponta prevalência de 35,7% entre crianças  de 6 meses  a 6 anos de idade e destas, 71%  menores de dois anos apresentam anemia ferropriva nas creches de Belo Horizonte.  Capanema chegou a propor para a Prefeitura de Belo Horizonte a adoção do Programa “Água de Ferro” como política pública de saúde, mas a iniciativa ainda não foi implantada.

Conheça mais sobre a iniciativa na Galeria de Projetos da Fundep.