Fundep

Programa Participa UFMG promove encontro para ações em prol de Brumadinho e recebe inscrição de voluntários

Postado em UFMG
Menino observa área da comunidade de Casa Grande, afetada pela lama. Foto: Mauro Pimentel/AFP

Na próxima segunda-feira, dia 4 de fevereiro, será realizada reunião aberta à comunidade universitária do Participa UFMG – Brumadinho, programa institucional de apoio à população atingida pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale na Mina do Córrego do Feijão. Interessados em integrar o programa podem realizar o cadastro neste link.

O objetivo é estruturar grupos de trabalho para ações de médio e de longo prazos. Além de debater o plano de ação, a proposta da reunião é mapear saberes e  expertises de interessados para atender a demandas relacionadas ao desastre.

A atividade acontece às 14h, no auditório 106 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Exatas (CAD 3), campus Pampulha da UFMG. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail participaufmg@ufmg.br.

Cadastro de voluntários

Representantes de instituições, coletivos e movimentos sociais que queiram integrar o Programa Participa UFMG-Brumadinho podem se cadastrar, até o dia 15 de fevereiro, por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade. A intenção é construir uma agenda de troca, interlocução e cooperação continuada entre os membros do Programa, em diálogo com outros atores da sociedade, como apoio da UFMG à população atingida pelo rompimento da barragem do Feijão, da Vale, ocorrido em Brumadinho no dia 25 de janeiro.

Participa

Formado recentemente por professores, servidores e estudantes de todas as áreas da UFMG, o programa  tem como objetivo estruturar grupos de trabalho para ações de médio e longo prazo na região.  Em 2015, a UFMG criou a primeira versão do Participa destinado a realizar ações voltadas à população de Mariana, após o desastre da barragem local.

Fonte: Portal UFMG