Fundep

Parceria assegura acesso à informação

Postado em Notícias da Fundep

Renovado para o próximo triênio, o convênio de cooperação técnico-financeira firmado entre a Fundep, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) assegura a manutenção da Rede de Prospecção de Oportunidades de Fomento no Estado de Minas Gerais: Sistema Financiar. Após o período de negociação, o contrato foi assinado no último dia 20 de setembro.

O convênio beneficia 36 instituições públicas de pesquisa, estaduais e federais, sediadas em território mineiro, que possuem acesso liberado ao Financiar devido ao acordo. Vigente desde novembro de 2007, as vantagens proporcionadas pelo convênio mantiveram-se ininterruptas mesmo durante a fase de negociação.

Base de dados

Desenvolvido pela Funarbe e lançado para a comunidade científica e acadêmica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 2003, o Financiar é um sistema de busca, via web, que disponibiliza para pesquisadores, professores, gestores e empresários informações sobre fontes financiadoras para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D & I). Em 2005, Fundep e Funarbe tornaram-se parceiras no aperfeiçoamento, manutenção e comercialização da ferramenta.

 

 

Entre as oportunidades divulgadas estão editais e chamadas, prêmios, bolsas e estágios, além de auxílios a eventos, publicações e viagens, de financiadores internacionais e nacionais. Com aproximadamente 16 mil usuários, o sistema disponibiliza informações sobre cerca de 2 mil oportunidades vigentes em diversas áreas de conhecimento, como Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Humanas, Engenharias, entre outras.

Uma das instituições integrantes da Rede de Prospecção, a comunidade acadêmica da UFMG possui acesso gratuito ao Financiar. Com o objetivo de sempre oferecer novas oportunidades de submissão de projetos para viabilizar recursos, uma equipe de especialistas da Funarbe trabalha exclusivamente na atualização contínua da base de dados.

A comercialização do Financiar é responsabilidade da Fundep e cabe à Funarbe prover suporte, manutenção e atualização do sistema. Mais informações podem ser obtidas com a Gerência de Negócios (3409-6532), responsável pela divulgação e comercialização da ferramenta.