Fundep

Parceiro premiado

Postado em Notícias da Fundep

Com 35 periódicos científicos em vários campos do conhecimento, a instituição americana Elsevier é uma das principais editoras de artigos técnicos do mundo. Anualmente, a Elsevier concede, a um revisor de destaque de cada revista, o “Certificate of Excellence in Reviewing”. Neste mês foi divulgada a relação dos melhores revisores referente aos trabalhos de 2013 e entre os premiados está o professor e pesquisador Amir Zacarias Mesquita, do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CDTN/Cnen) – instituição apoiada pela Fundep.

Mesquita foi premiado pelos editores de duas (das três) revistas da Elsiever especializadas em tecnologia nuclear: ?Journal Progress in Nuclear Energy? e “Annals of Nuclear Energy”. “Fiquei muito orgulhoso pelo reconhecimento nessa importante editora de revistas científicas de circulação internacional. Ter sido destaque, entre vários revisores de diversos países, foi uma grande satisfação”, conta.

Parceiro

Pesquisador e professor na área de tecnologia de reatores nucleares, Amir Mesquita atualmente coordena o projeto “Investigação Experimental da Transferência de Calor em Reatores Nucleares”, do Programa Pesquisador Mineiro, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e com a gestão da Fundep. “A Fundação trabalha com uma equipe qualificada para auxiliar o professor Amir na execução de seus trabalhos. Nesse projeto, além da Gerência de Atendimento a Projetos (GAP), há um envolvimento atuante da Gerência de Compras (Gecom) e de Finanças (Gefin)”, explica Fernanda Louise de Carvalho Moreira, da GAP Fapemig.

O coordenador ressalta a importância da parceria com a Fundep. “Já coordenei quatro projetos de pesquisa da Fapemig que foram gerenciados pela Fundação. A atuação da instituição tem sido fundamental para o sucesso dos projetos. Entre os itens apoiados, destaco a participação em congressos e a publicação de artigos em periódicos. Isso contribui para a disseminação do conhecimento, a interação com outros pesquisadores e aprimoramento de nossa capacitação”, afirma.