Fundep

Parceiro do outro canto do Brasil

Postado em Notícias da Fundep

Em busca de conquistar novos parceiros para a Fundep, uma das atividades da Assessoria de Relações Institucionais (ARI) é a realização de visitas a unidades e centros de pesquisas. Ultrapassando as fronteiras mineiras, a ARI foi a Pernambuco apresentar a Fundação, estreitar relacionamento e propor parceria ao Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene). A partir dessa ação, as instituições formalizaram um Acordo de Cooperação que prevê a Fundep como gestora de projetos executados pelo Centro.

Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Cetene tem a missão institucional de desenvolver, introduzir e aperfeiçoar inovações tecnológicas para o crescimento econômico e social da região Nordeste do Brasil, com base em cooperações que integram redes de conhecimento e agentes da economia. “Esse Centro é uma unidade de pesquisa de forte atuação no país. É importante que a Fundep crie laços com instituições desta envergadura, pois trazem desafios e nos permitem desenvolver novas competências”, diz a assessora de Relações Institucionais, Soraya Carvalho de Freitas.

Novos projetos na Fundep

Marcando o início da parceria, já está em execução na Fundep um projeto no formato de convênio de cooperação amparado pela Lei de Informática, que conta com o financiamento da empresa Jabil do Brasil Indústria Eletroeletrônica Ltda. “Essa oportunidade é uma novidade para a Fundação, pois é a primeira vez que trabalhamos com projeto incentivado por essa legislação”, destaca a gerente de Negócios, Anna Sophia Candiotto. O analista de Negócios Bruno Rafaelle conta que foi preciso um estudo profundo para o conhecimento da lei, o entendimento da prestação de contas, da forma de aplicação dos recursos, das restrições e dos demais quesitos para a execução do projeto. “Assessoramos o Cetene em todo processo, até na construção do instrumento jurídico, e articulamos a interface com a empresa Jabil”, explica o analista.

De acordo com Anna Sophia, assim como esse projeto, outro proveniente de lei de incentivo está em fase de negociação. “Teremos também todo o trabalho de conhecimento da legislação, de aprimoramento de conceitos para serem tratados na minuta e de intermediação com a empresa portadora dos recursos, que será a Smart”, conta a gerente, que ressalta estar com boas perspectivas. “O Cetene é um parceiro importante, está nos trazendo novas oportunidades e mais negócios.”

Fundep de perto

A convite da ARI, o coordenador geral regional do Cetene, André Galembeck, visitou a Fundação para conhecer a estrutura de perto. O diretor também tem expectativas positivas com essa cooperação: “É fundamental firmarmos parcerias com fundações de apoio que tenham uma gestão financeira eficiente, como a Fundep está demonstrando atuar”.

Para Galembeck, alguns dos destaques para a escolha pela Fundep foram a iniciativa da Fundação em visitá-los, a agilidade para realizar os processos e o sistema Espaço do Coordenador. “É um passo adiante em relação à gestão financeira de projetos”, acredita Galembeck.